Boas Festas a todos, com muita alegria e harmonia...
A cada dia de nossa vida aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança.
Fim de ano aí, festas de Natal e Reveillon e muitos dias de alimentação desregrada por vir. É a época em que as famílias se reúnem, festejam, confraternizam.... Complicado manter o peso?!? Nem tanto, algumas dicas podem ajuda-lo a evitar o ganho excessivo de peso...
Apesar de encontrarmos muitas dicas pela internet, achei importante eu compartilhar as que eu acho mais interessante:
Como você organiza sua geladeira?!?! Vi na Revista Superinteressante e achei legal postar aqui. Muitas pessoas têm dificuldade em organizar a geladeira, e agora então com o final de ano que a geladeira está bem cheia?!? Algumas dicas fáceis e práticas são bem-vindas...
A Obesidade afeta mais de 500 milhões de de adultos e 43 milhões de crianças menores de 5 anos. Indivíduos obesos corre um risco maior de apresentarem Diabetes do tipo II, Hipertensão e Doenças Cardiovasculares.
Uma pesquisa conjunta entre a Universidade de Michigan e o Conselho de Ciência e Tecnologia da Argentina observou que quanto mais tempo os camundongos superalimentados permaneciam obesos, menor era a probabilidade de normalização de seu peso, com dieta e exercício.
Há um tempo esse trailer vem sendo divulgado na internet, algumas pessoas já podem ter assistido, mas de qualquer forma, achei interessante deixar registrado no blog. Esse documentário é bem interessante que discute porque 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deveriam.
Obesidade, a maior epidemia infantil da história. Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo2; todos têm em sua base a obesidade.
Para maiores informações acessem: http://www.muitoalemdopeso.com.br/. Nesse site é possível ver outros vídeos, e onde assistir o filme inteiro.
Se você, como eu, não conseguir assistir o filme todo, assista o trailer e olhe para o lado. Veja como as crianças ao seu redor se alimentam, esse vídeo é um alerta para a sociedade. Pais... se preocupem com a alimentação que seus filhos veem tendo, bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável de toda a família previne o desenvolvimento da Obesidade.
Segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos, 15 milhões de pessoas sofrem de alergias alimentares no país. Estudo publicado nos Anais da Revista americana de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI) associa a alta presença de diclorofenóis à diminuição da tolerância alimentar em algumas pessoas, causando alergias alimentares.
Diclorofenóis são substâncias químicas presentes em agrotóxicos, usados em plantações e para purificação de água na rede de tratamento. Segundo a médica que conduziu o estudo, os estudos prévios mostram aumento de alergias tanto alimentares como ambientais, nos Estados Unidos. E os resultados sugerem a ligação desse aumento com o elevado uso de agrotóxicos.
Nos Estados Unidos, as alergias mais comuns são as intolerâncias a leite, ovos, amendoins, trigo, castanhas, soja, peixe e frutos do mar. Os sintomas de alergias variam desde uma leve irritação na pele a reações mais fortes como choque anafilático.
Evitar tomar água de torneira pode não ser a solução. "Outras fontes de diclorofenóis, como frutas e vegetais tratados com agrotóxicos podem ter papel mais representativo para causar alergias", segundo Elina Jerschow, da Associação Americana de Alergia, Asma e Imunologia.
Açúcar, será que você já parou para pensar o que ele causa em seu organismo??!?!?!
Vi esse vídeo na internet e achei muito legal compartilhar, é um vídeo simples e explicativo... Notem que eles falam em refrigerante, mas também de outras bebidas ricas em açúcares. Nesse caso, peço que observem a quantidade de açúcar adicionados aos sucos prontos...
Há um tempo, queria postar sobre lojas de produtos naturais e lugares para se encontrar alguns alimentos são interessantes para se consumir. Faz algum tempo que não passo nesse lugares mas a maioria apresenta cereais integrais, produtos sem glúten, leite de vegetais, castanhas, óleos, alguns suplementos alimentares, ervas medicinais, diet e light. Nos sites, ao lado do nome das lojas, é possível encontrar os produtos que vendem.
O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro de 2012, mas o calor já está ai e muitas pessoas vão aproveitar o feriado e as férias para ir à praia... Algumas dicas eu já escrevi há um tempo atrás, em "Chegou o verão: dicas saudáveis".
Quando a maioria das pessoas pensa em ir à praia, já associam uma alimentação não saudável. Pois bem, aqui vão algumas dicas..
Primeiro de tudo, preocupe-se com a hidratação: beba bastante água, água de coco e sucos naturais.
Para quem vai alugar a casa, fazer uns aperitivos em casa e levar para a praia é ótimo, tem os aperitivos que dão mais trabalho para fazer e os mais fáceis. Para os que vão ficar em hotel, ou para quem não está afim de levar coisas para praia, algumas sugestões também são bem-vindas:
- Meu último post é fácil e prática opção: Talos de vegetais, além da cenoura e do pepino que usei na foto, é possível ainda levar mini cenouras, mini batatas cozidas, tomate cereja... com um salzinho, são uma delícia... (cuidado com o limão que pode queimar a pele quando exposto ao sol)
Ontem recebemos visitas em casa, uma opção de aperitivo que gosto muito são talos. Como sempre digo aqui... tudo improvisado, em casa só tinha pepino e cenoura, então foram eles que eu usei!! Mas você ainda pode usar salsão, erva-doce, nabo...
Piquei os vegetais em formas de talos e coloquei num copo ou numa vasilha um pouco alta. Coloquei água com sal e servi.
Mas você ainda pode colocar sal e limão; ou shoyo e limão; ou um molho com limão, missô (pasta de soja) e um pouco de açúcar...
Não precisa ser feito só quando for receber visitas, você pode usar no dia-a-dia. Como se trata de alimentos que te fazem mastigar mais por serem ricos em fibras, auxiliam na saciedade (Clique aqui para saber mais sobre o assunto). E como ontem ainda estava bem calor, fiz água aromatizada com laranja e gengibre (receita).
Nesse mesmo mês, do ano passado, postei sobre o OUTUBRO ROSA. Clique aqui e veja um pouco a história sobre esse evento.
O Câncer de Mama é o segundo tipo mais frequente do mundo, estima-se 52.860 novos casos para o ano de 2012. E nada mais fácil do que PREVENIR!!! A prevenção é o melhor caminho e como se previne? Com uma dieta equilibrada e a prática de atividade física, mas como temos fatores genéticos envolvidos o auto-exame e a mamografia são sempre indicados.
A Campanha tem como objetivo divulgar a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres no mundo. Em Rio Preto, vários lugares estão iluminados pela cor de rosa e no dia 21 de outubro, haverá uma caminhada às 8:30h, saindo da frente do Rio Preto Shopping.
Uma boa e fácil receita de Bolo de Chocolate sem glúten, sem leite para o Dia das Crianças!!!
.
.
2 col (sopa) de margarina sem leite ou manteiga ghee
6 col (sopa) de cacau em pó
8 col (sopa) de açúcar (usei o açúcar demerara)
100 g de coco ralado (sem açúcar)
6 ovos
1 col (sobremesa) de fermento em pó.
. Bata todos os ingredientes no liquidificador, deixei o fermento em pó por ultimo. Depois de bater bem, coloque em forminhas de cupcake e leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos ou até que você coloque o palito no bolo e ele saia limpo. . (Fonte: http://www.receitasdemae.com.br/receitas/bolo-de-chocolate-e-coco-diet-sem-gluten/)
Tá calor, não? Quer uma opção fácil, refrescante e saudável? Além disso, você tem dificuldade em tomar água pura? Várias pessoas me relatam que não conseguem beber muita água pois beber água lhe dá náuseas. Uma dica muito boa é o uso de ...
Vi esse vídeo na internet.. Além de achar bonitinho, achei interessante pois é uma ilustração de como fazer leite de vegetais e dá opções de castanhas e sementes....
Castanha de caju, amêndoas, castanha do Brasil (do Pará), semente de abóbora, semente de gergelim, quinoa, semente de girassol, macadâmia, nozes, avelãs... Use individuais ou misture a seu gosto...
Pegue 1 xic de castanhas/sementes, cubra de água e deixe umas 8h. Após esse tempo, drene a água e lave as castanhas/sementes. Leve ao liquidificado com 4 xic de água e bata. Coe com um coador de pano, ou peneira ou algo parecido, esprema bem. O leite está pronto, mantenha na geladeira de 3 a 4 dias.
Hoje inventei uma salada nova que gostei bastante, por isso resolvi postar... Como sempre, fui aproveitando o que tinha na geladeira. Portanto, se você não tiver algum dos ingredientes que eu usei, faça a sua adaptação... Gosto muito de usar a Quinua ou Quinoa, como já disse em outras postagens é rica em nutrientes, proteína vegetal e fibra!
Hoje é o Dia da Árvore... Vi essa imagem na rede social, achei muito inspiradora e resolvi postar aqui!!! Inspire-se na natureza e siga seus exemplos...
Um outro produto que achei bem interessante e gostoso foi o Nori, sabor Wasabi do Dr.Orgânico.
Para quem não conhece Nori, é uma folha feita de alga, comumente utilizada na alimentação japonesa. Achei uma ótima opção para usar como um lanche da tarde e para quem não gosta do ardido do Wasabi (raíz forte) tem a opção natural. Além das propriedades das algas, como fonte de iodo (importante para tireóide), de fibra, de proteína, de vitamina B12, entre outras.... Nesse Nori, não há glutamato monossódico (considerado cancerígeno) em sua composição, como vemos na maioria dos Noris que são temperados.
Nessa semana que passou, fui para o Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional. Foi muito bom e além do conhecimento adquirido, conheci muitos produtos interessantes.
Além de todos os benefícios do salsão, sempre indico seu consumo pois é rico em fibras. Uma vez que é rico em fibras, nos obriga a mastigar mais e nos dá saciedade, reduzindo a ansiedade para comer que algumas pessoas sentem... Mas tem gente que não sabe como consumir, eu muitas vezes pego o talo de salsão e como desse jeito mesmo, mas uma salada que faz muito sucesso em casa é essa:
Talos de salsão picado
Tomate picado sem semente
Vinagre
Azeite
Sal
Salsinha
Não há uma quantidade ideal, apenas pique o salsão e tomate; tempere-os como um vinagrete, com vinagre, azeite, sal e salsinha a gosto. Fica uma delícia.
Ainda é possível usar outras ervas como hortelã, que acredito que vai dar um frescor para a salada; ou orégano, tempero que gosto sempre de usar.
O almoço de hoje foi carne assada, para aproveitar o forno, abri a geladeira e vi os legumes que tinha: Brócolis, Cenoura, Cebola. Ótimo, a quantidade já dava para o número de pessoas.
Pegue uma vasilha de vidro, unte com azeite. Coloque os legumes, no caso, brócolis (com talo e tudo), cenoura cortado em tiras grossas, cebola cortada em quatro, alho com casca mesmo, ramos de orégano e de alecrim. Salpique pimenta branca, do reino e rosa, triturada; sal; folhas de louro e azeite (usei umas 3 a 4 colheres de sopa). Fica como na imagem ao lado.
Leve ao forno, vá mexendo aos poucos e está pronto assim que estiverem cozidos e levemente dourados. Fácil, prático, e não requer tanta atenção assim. Você ainda pode usar outros legumes... vagem, mandioquinha, chuchu, berinjela.....
No dia do Nutricionista, 31 de agosto, gostaria de parabenizar todos os meus colegas de profissão!!! Profissão que me deixa cheia de orgulho... saúde pelos alimentos!!! Com isso, queria aproveitar para conscientizar toda a população sobre a Lei 8.234.
LEI Nº 8.234, DE 17 DE SETEMBRO DE 1991 (DOU 18/09/1991)
REGULAMENTA A PROFISSÃO DE NUTRICIONISTA E DETERMINA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
...
Art. 3º. São Atividades PRIVATIVASdos nutricionistas:
....
VII - assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética;
VIII - assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.
...
Portanto gente, não aceitem dietas prescritas por outro profissional da saúde ou mesmo algum colega, que não seja Nutricionista. Também não copie a dieta dos outros, ela deve ser individualizada. Hoje li uma frase que achei muito interessante:
Só um nutricionista é capaz de entender e potencializar a ingestão de nutrientes para cada necessidade!!!
Para aquelas pessoas que não podem consumir leites e derivados de vaca, ou para os vegetarianos, enfim, para todas aquelas pessoas que pensam que quem não consome leites e derivados não come comidas gostosas, apresento o CREME DE MILHO SEM LEITE. Já fizemos algumas vezes para almoços de família e todos comeram sem saber que não tinha leite de vaca.
Esse post é mais para informação para aquelas pessoas que não podem ingerir leite de vaca. Hoje fui no Pão de Açúcar (da Av. Bady Bassit) e fiquei muito feliz com que vi!!! Fiz questão de tirar fotos:
Leite de Milho, Leite de Aveia e
Leite de Arroz (1 litro)
Leite de Arroz com Quinua, Leite de Arroz com Milho, Leite de Arroz com Amêndoas, Leite de Arroz com Coco e Leite de Arroz com Avelâ (750 mL)
Comprei alguns, menos o Leite de Aveia que contém glúten, mas ainda não experimentei. Fiquei muito empolgada com tantas opções... já que em Rio Preto é difícil de encontrar leite de vegetais para comprar. Os valores são por volta de R$12,00, é... não é barato!!
São ótimas opções para crianças, adultos e idosos que são intolerantes à lactose e para os que não podem consumir leites e derivados de vaca.
Fica a dica para quem mora em Rio Preto e região...
No post anterior, disse que o consumo de chás para contribuir com a ingestão de líquidos era uma boa opção. E continua sendo!!!
Mas aí, pensei que cada pessoa faz o chá de forma diferente e muitas não consomem como se deve. Portanto, resolvi escrever sobre alguns cuidados que deve-se tomar ao fazer e tomar chás...
Com o Inverno, percebi que a minha ingestão de líquidos diminui. Acredito que isso aconteça com muitas pessoas, por isso resolvi escrever aqui algumas dicas:
- Consuma chás, existem diversos chás e além de aquecer, cada um contribui de alguma forma em nosso organismo. Sugiro sempre que não fique em só um tipo, varie.
.
Eis algumas sugestões de chás e algumas de suas funções:
Estava morrendo de vontade de comer um Bolo de Chocolate, e aproveitei para testar uma receita nova. Fui na internet procurar e acabei achando uma. Mas não tinha a goma xantana, então fiz minhas adaptações.. Essa é uma das melhores receitas de bolo de chocolate que fiz até hoje.. .
Há um tempo atrás, postei aqui no blog sobre o 4-metil imidazol (4-MI), substância usada na produção do corante caramelo, usado na bebida. O post dizia que a Coca-cola mudaria a fórmula dos refrigerantes nos EUA (clique para ler) pois essa substância, o 4-MI, em altas quantidades, poderia levar ao câncer.
.
Agora a tarde, o Portal G1 - Ciência e Saúde postou uma tabela mostrando que as latas de refrigerante Coca-cola, vendidas no Brasil, têm a mais alta concentração dessa substância. Vide a tabela abaixo:
No final do ano passado, falei do Konnyako e suas propriedades, mas poucas pessoas sabem como preparar. Depois que virou sensação o macarrão feito deste tubérculo, muitas pessoas quiseram consumir, mas nem todas sabem como preparar.
.
Para minha grata surpresa, no almoço de hoje tivemos Konnyako. O melhor que era caseiro, tenho uma tia muito querida que faz muitas delícias japonesas e nos presenteou com o Konnyako. Para quem não conhece, tem uma textura gelatinosa e por isso, algumas pessoas podem não tolerar bem a preparação. Eu gosto!! E para quem não conhece ninguém que produz, é possível encontrar em lojas de produtos orientais.
Para quem gosta de comida apimentada e bem quente para o frio, Karê é uma ótima opção. Karê é a pronuncia japonesa para "curry", é um prato típico japonês, um ensopado de carne com legumes temperado com curry. Apesar de ser de origem indiana, o curry foi introduzido no Japão e difundido por todo o país.
Karê
1 xic (chá) de carne ou frango em cubos
2 cenouras em cubos
3 batatas em cubos
1 cebola picada
1 colher (sopa) cheia curry
1 colher (sopa) maisena
1/2 litro de água fervente
azeite
sal a gosto
salsinha a gosto
Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue a carne ou o frango com um pouco de sal. Acrescente a cenoura, refoque por um minutinho. Depois coloque a batata, misture e acrescente a água. Espere que a batata e a cenoura fiquem praticamente cozidas, acrescente a cebola e o curry e a maisena diluídos em um pouco de água. Espere engrossar, e os legumes ficarem cozidos. Verifique o sal e se o apimentado está a seu gosto, caso necessidade acrescente mais curry. Desligue o fogo e acrescente salsinha a gosto.
O Karê é muito bem acompanhado com um arroz branco, o Gohan. Na maioria das vezes, em casa, acrescentamos vagem picadinha, na mesma hora da cenoura, mas dessa vez não tinha vagem em casa.
Esse são os dois tipos de curry que tem em casa, um é mais ardido que o outro pela quantidade de pimenta. Então quem gosta de mais apimentado compra o da direita, quem quiser menos apimentado compra o outro.
Hoje em dia há uns tabletes prontos de karê [vide a foto] importados do Japão, com diferentes graus de ardor. Mas se você não pode com o glúten, cuidado, pois eles possuem farinha de trigo (glúten) em sua composição. A maioria das pessoas engrossam o Karê com farinha de trigo, em casa sempre usamos maizena, mas se for comer fora de casa, questione.
Vejam outras versões que postei nas redes sociais:
Outro dia fiz esse Pão de "Queijo" (coloco entre aspas pois parece de queijo mas não tem queijo) e fiquei devendo a receita para minha amiga. Como essa receita é sempre aprovada por todos, resolvi postar no Blog também... Gostaria de colocar a autoria desta receita, mas confesso que não sei. A primeira vez que comi esse pãozinho foi em 2008 em um curso em Bauru, mas encontrei sua receita no Livro: Receitas de Fácil Digestão.
Pão de Batata (que lembra pão de queijo) [ingredientes para meia receita]
2 batatas cozidas e amassadas 1 xic (chá) de polvilho doce 1 xic (chá) de polvilho azedo 1 ovo 1/4 xic (chá) de água morna (aproveito a água do cozimento da batata) 1/4 xic (chá) de óleo vegetal sal e condimentos a gosto (orégano, manjericão, alecrim, tomilho, salsinha, pimenta calabresa, alho desidratado, cebola desidratado...)
-- Junte todos os ingredientes até que vire uma massa uniforme. Faça bolinhas, e leve ao forno pré-aquecido até ficarem levemente dourados. Sirva quente. Consuma na hora, guarde na geladeira ou congele. O importante é sempre aquecer antes de comer.
Na maioria das vezes procuro colocar na massa: linhaça, gergelim, semente de girassol - todos triturados. A base do pão está ai, cabe a você fazer o tempero a seu gosto!
não sei se conseguem perceber a textura parecida com a de pão de queijo.
Essa vitamina ficou uma delícia, de verdade! Você pode utilizar como café-da-manhã, lanche da tarde, para antes do treino... .
Vitamina de Banana, Quinoa e Canela
.
200 mL de leite de arroz (ou Leite de Amêndoas ou outro leite de vegetais)
1 banana nanica madura
2 colheres (sopa) de flocos de quinua
1 colher (café) de canela em pó
--Bata tudo no liquidificador ou para facilitar, com o mixer. É importante que beba na hora.
.
Os Leite de vegetais são ótimas opções de substitutos para o leite de vaca, mas em Rio Preto está um pouco dificil achar o leite de arroz, por isso, sugeri o de amêndoas. A Banana, fruta rica em nutrientes e ajuda a adocicar a vitamina e a dar energia para o dia ou para o treinamento. O Flocos de Quinua, além de ótima fonte de fibras, possuí também um teor de proteína vegetal bem interessante. E por fim, a Canela, potente antioxidante, ajuda a diminuir aquela vontade por doces.
No dia 24 de maio, a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) publicou em seu relatório que prevê uma explosão no número de fraturas por fragilidade à osteoporose nas próximas décadas, no Brasil. A Osteoporose é uma doença que atinge enfraquece os ossos e os torna mais suceptiveis a fraturas. Acredita-se que essa doença afeta 33% das mulheres pós-menopausadas do Brasil.
Estima-se que em 2050, 37% da população brasileira terá mais que 50 anos. Por ano, 125 000 das fraturas são de quadril e a tendencia é que aumente 16% em 2020 e 32% em 2050. As fraturas em quadril são a maior causa de sofrimento, incapacidade e morte prematura, em idosos.
Organizado pela IOF, a "Auditoria da America Latina: Epidemiologia, Custos e Perdas da Osteoporose em 2012", envolveu 14 países da America Latina, revelou:
Os ftalatos são compostos químicos que são adicionados ao policloreto de vinila (PVC) para conferir maleabilidade a plásticos
e estão presentes em brinquedos, na composição de produtos cosméticos (esmaltes
e perfumes), como aditivos em produtos de limpeza e agrotóxicos, equipamentos
médicos, produtos farmacêuticos e solventes de tintas. Nos alimentos
industrializados, os ftalatos podem estar presentes devido a contaminações durante
o processo produtivo, em função dos tipos de equipamentos utilizados,
manuseamento, transporte, armazenamento ou às próprias embalagens.
Ando vendo muitas pessoas querendo engravidar, achei interessante quando vi no Blog de Henrique Freire Soares o uso de gergelim e linhaça na fertilidade.
Muitos estudos mostram que antioxidantes podem melhorar a fertilidade. A vitamina C é um potente antioxidante e como já disse aqui no blog, o gergelim também. (Clique aqui para ler)
Tofu... acho uma ótima opção como substitutos de ricotas, queijo frescal, queijo fresco. Já passei uma receita de Patê de Tofu com Tomate Seco e hoje usei a mesma base (tofu) mas mudei os ingredientes fazendo um novo Patê.
[ATENÇÃO!! ATENÇÃO!! Ao CADASTRAR seu email na caixa acima, você receberá um email de confirmação; clique no link para CONFIRMAÇÃO. Caso não apareça em sua caixa de entrada, procure no spam. Se não houver confirmação de email, não receberá as atualizações do Blog.]