quinta-feira, 17 de maio de 2012

Quer engravidar? Come gergelim....

Ando vendo muitas pessoas querendo engravidar, achei interessante quando vi no Blog de Henrique Freire Soares o uso de gergelim e linhaça na fertilidade.


Muitos estudos mostram que antioxidantes podem melhorar a fertilidade. A vitamina C é um potente antioxidante e como já disse aqui no blog, o gergelim também. (Clique aqui para ler)

Estudo, realizado em ratos machos, usou um extrato de gergelim associado ou não à vitamina C. Observaram ganho de massa e aumento de testículos, significativos, em ratinhos tratados apenas com extrato de gergelim e em associação à vitamina C, sugerindo estar ligado ao alto valor calórico e às gorduras presente no gergelim.

A vitamina C, pelo seu efeito antioxidante, parece por si só aumentar o número de espermatozoides e ser necessário para seu funcionamento e sobrevivência. Mas em conjunto com o gergelim, a contagem de espermatozoides foi ainda maior. Além disso, essa combinação levou a um aumento no tempo de vida e motilidade de espermatozoides.

O aumento no nível de testosterona sanguínea foi encontrado em todos os grupos: tratados apenas com vitamina C ou gergelim e com gergelim + vitamina C. Portanto, os efeitos positivos sobre a fertilidade se devem a função antioxidante, como também à capacidade que a vitamina C e o gergelim têm em aumentar os níveis de testosterona sanguínea.

Não é indicado o uso de gergelim + vitamina C como substituto de um tratamento de infertilidade mas acredito que o consumo de alimentos fontes de vitamina C e do gergelim podem contribuir ao tratamento ou até mesmo ser usado como prevenção à infertilidade.

0 comentários: