terça-feira, 27 de setembro de 2011

Umeboshi ou Umê: ameixa japonesa e seus benefícios

Umeboshi ou Umê é uma ameixa japonesa, consumida desde os antigos orientais que atribuiam a vida longa e sadia das mulheres orientais ao consumo diário de uma ameixa.
Antigos afirmam que a hora do chá dos idosos consistia em umeboshi e chá, isso que retardava o envelhecimento e contribuía para longevidade.

É costume consumi-la em conserva, apresentando um sabor salgado (por ser em conserva) e levemente ácido, utilizado como uso medicinal, sendo associados a uma vida saudável. Contém diversos compostos fenólicos que são considerados antioxidantes e anticancerígenos. Seu efeito antioxidante reduz ou previne o aparecimento de radicais livres que causam danos celulares. O excesso de radicais livres presentes no organismo leva ao estresse oxidativo, que por sua vez está relacionado ao envelhecimento e a uma série de doenças degenerativas. Muitos estudos associam o consumo do Umeboshi à prevenção de doenças crônicas (Hipertensão, Aterosclerose, Diabetes...) melhorando fluidez sanguínea, inibindo agregação plaquetária, reduzindo colesterol e triglicerídeos, entre outros.

Além disso, a ameixa se destaca pela ação antimicrobiana e muitos estudos mostram um efeito positivo do uso do Umeboshi durante o tratamento da gastrite. Alguns dizem inibir a proliferação do H.Pylori, outros dizem melhorar sintomas como dispepsia (dor ou um mal-estar na parte alta do abdómen ou no peito que muitas vezes é descrita como ter gases, sensação de estar cheio ou como uma dor corrosiva ou urgente (ardor)) e até reduzir inflamação da mucosa.

Claro que só o uso dessa ameixa não é garantia que uma pessoa não terá alguma dessas doenças, mas poderia ser indicado em associação a uma dieta equilibrada e atividade física. Contudo, devemos tomar cuidado com o excesso ou seu consumo prolongado, uma vez que a maioria dos estudos são em animais e não em humanos.

9 comentários:

Ume! Adoro....com cerveja então.

Olá Natalia
Gostaria de comprar umeboshi. Voce poderia me informar onde tem algum produtor. grato

Olá jiro.
Não sei te indicar nenhum produtor.
Compro (já processados) em lojas de produtos japoneses ou naturais de Rio Preto (encontro diversas marcas) e quando vou para São Paulo,passo na liberdade e compro os importados do Japão.
Obrigada por participar, espero ter ajudado.

Olá, Natália... você sabe se umeboshi ou umê é a a mesma coisa que hibisco??????

bjs

Olá Aurea, acredito que não sejam a mesma coisa, pois o nome científico do Umê é "Prunus Mume". Também tinha ficado com essa dúvida, mas em minhas pesquisas, não encontrei associação.

Obrigada por participar.

Ume e fruta um tipo de ameixa.
híbico é flor seca que se faz chá .

Olá! Em que lojas de Rio Preto você encontra para comprar?

Adriano, encontro no Itban (em frente a prefeitura, na Andaló)!

Sabe me dizer se a ameixa Umezuke tem as mesmas propriedades? E como é a forma mais adequada de consumo para se aproveitar suas propriedades, no desjejum? M obrigada Natalia!