sexta-feira, 25 de maio de 2012

No Brasil,1/3 das mulheres pós-menopausadas sofrem de Osteoporose

No dia 24 de maio, a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) publicou em seu relatório que prevê uma explosão no número de fraturas por fragilidade à osteoporose nas próximas décadas, no Brasil. A Osteoporose é uma doença que atinge enfraquece os ossos e os torna mais suceptiveis a fraturas. Acredita-se que essa doença afeta 33% das mulheres pós-menopausadas do Brasil.

Estima-se que em 2050, 37% da população brasileira terá mais que 50 anos. Por ano, 125 000 das fraturas são de quadril e a tendencia é que aumente 16% em 2020 e 32% em 2050. As fraturas em quadril são a maior causa de sofrimento, incapacidade e morte prematura, em idosos.

Organizado pela IOF, a "Auditoria da America Latina: Epidemiologia, Custos e Perdas da Osteoporose em 2012", envolveu 14 países da America Latina, revelou:


- Estudo de 2010, envolvendo 4.300 mulheres com mais de 50 anos, mostrou que 11,5% haviam sofrido algum tipo de fratura osteoporótica e que 33% tinham Osteoporose;

- Estima-se que 2,9 milhões de mulheres brasileiras, com idade maior que 50, vivem com fraturas vertebrais e em sua maioria não é diagnosticada e nem tratada.. Essas fraturas podem causar dor e incapacidade, muitas vezes resultando um curvado para trás.

- A Vitamina D, sintetizada na pele a partir de exposição à luz solar, é essencial para a formação do osso. No entanto, apesar de ser um país ensolarado, a deficiência dessa vitamina é difundida em toda a população brasileira.

Mas antes que todos comecem a tomar suplementos vitamínicos, sugiro que procurem um profissional capacitado para avaliar sua real necessidade. O consumo de alimentos fontes de Cálcio, assim como de todas as vitaminas e mineiras que contribuem a formação óssea deve ser estimulado, a exposição ao sol em horários adequados também é importante e a atividade física com impacto deve ser praticada, a prevenção é a melhor atitude que podemos ter.


(Fonte: http://www.osteofound.org/brazil-number-hip-fractures-expected-increase-32-2050)

0 comentários: