sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Peso: massa magra (músculo) x massa de gordura.

Terminando a semana com mais informações. Novamente, não é um assunto do mês de setembro, mas é um assunto que vira e mexe eu estou citando na consulta e acho válido sempre compartilhar.

Faz um tempo que essa imagem corre pela internet. Apesar de acreditar que a imagem por si só já diz muita coisa, é sempre bom enfatizar sobre o assunto, vejam a imagem:


Uma imagem é de gordura (lado esquerdo) e a outra é um músculo (direito), ambas com o mesmo peso, mas observem o volume. O músculo é mais denso que a gordura, por isso, um mesmo peso de  músculo ocupa um volume bem menor que a gordura. 

Por isso que muitas vezes reduzir peso de balança não quer dizer muita coisa. As vezes, você reduz o número na balança mas não perdeu nada de gordura corporal e sim perdeu músculo (massa magra).

Recebo muitas pessoas que se pesam todos os dias e procuram a perda de peso, na balança. Mas já parou para pensar na sua composição corporal? As vezes, você começa uma dieta e atividade física, não vê diferença na balança, isso não quer dizer que engordou ou que a dieta não funcionou, se você não medir o teor de gordura corporal. Se houve redução de medidas ou de gordura corporal de seu corpo, você emagreceu sim! E de forma saudável....