quarta-feira, 2 de maio de 2012

Jantar aconchegante: Sopa de Feijão

Friozinho... pede uma sopa né? Hoje fui na geladeira procurar o que tinha que poderia dar uma sopa! Achei algumas sobras do almoço, alguns legumes e pronto:

Sopa de Feijão.


2 xic (chá) de feijão cozido e temperado (sobrou do almoço)
1 xic (chá) de carne moida refogada e temperada (sobrou do almoço)
1 e 1/2 xic (chá) de macarrão parafuso sem glúten (este estava crú)
2 cenouras cruas médias 
1 batata doce crua média
2 tomates sem pele e sem semente
1/2 cebola média picada
1 dente de alho
2 col (sopa) de azeite extra-virgem
Sal a gosto
Salsinha e Cebolinha a gosto
Pimenta calabresa a gosto
Agrião a gosto


Como já disse, o feijão estava pronto. Peguei da geladeira, coloquei em uma panelinha, bati o feijão com um mixer (achei mais fácil do que colocar no liquidificador) e sem peneirar, levei ao fogo baixo com 1 copo de água. Enquanto isso, piquei as cenouras, a cebola, o alho, o tomate e a batata-doce em cubos pequenos; deixei a batata na água para não pretejar. 
Depois de tudo separado, peguei uma panela maior, coloquei o azeite e refoquei a cebola com o alho. Acrescentei a carne moída e o tomate, deixei refogar um pouco; depois coloquei a cenoura e a batata-doce. Misturei e já acrescentei o feijão batido (que já estava quente) e logo em seguida o macarrão. Adicionei mais água (umas 2 xícaras), acertei o sal (não muito, pois o feijão e a carne já estavam temperados), coloquei um pouco de pimenta calabresa, abaixei o fogo e deixei cozinhar por mais ou menos 10 min. Quando vi que os legumes e o macarrão estavam cozidos, acrescentei a salsinha e a cebolinha, desliguei o fogo, tampei e deixei por uns 5 minutos antes de servir. 

Para servir, coloquei no fundo do prato um pouco de agrião e joguei a sopa quente por cima, com um pouco mais de salsinha e um fio de azeite.

A idéia de postar essa receita aqui, não foi para dar uma receita de mestre cuca. Claro que pensei em fazer uma refeição completa e todos os nutrientes envolvidos, mas gostaria de mostrar para todos que é possível improvisar uma deliciosa sopa com os ingredientes que tem em casa e que nem sempre é preciso uma receita a se seguir. Essa receita eu inventei hoje, mas poderia colocar frango no lugar da carne, acrescentar vagem à sopa, trocar a batata-doce por mandioquinha ou batata, colocar outros temperos. O gostoso é uma sopa bem quentinha para nos aquecer nesse friozinho.

0 comentários: