quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ftalatos: o que é, o que tem, o que pode causar



Os ftalatos são compostos químicos que são adicionados ao policloreto de vinila (PVC) para conferir maleabilidade a plásticos e estão presentes em brinquedos, na composição de produtos cosméticos (esmaltes e perfumes), como aditivos em produtos de limpeza e agrotóxicos, equipamentos médicos, produtos farmacêuticos e solventes de tintas. Nos alimentos industrializados, os ftalatos podem estar presentes devido a contaminações durante o processo produtivo, em função dos tipos de equipamentos utilizados, manuseamento, transporte, armazenamento ou às próprias embalagens. 
.
Os ftalatos são considerados potencialmente carcinogênicos, teratogênicos (capaz de causar dano ao embrião ou feto durante a gravidez) e causam danos ao fígado, rins e órgãos reprodutivos, bem como disfunções endócrinas. Estudos sugerem que a exposição a ftalatos em níveis ambientais podem ser associados a danos no DNA, em esperma, redução dos níveis de hormônios reprodutivos homens adultos, diminuição da distância anogenital no sexo masculino crianças, a obesidade abdominal e a resistência à insulina, déficit de atenção ou hiperatividade, o comportamento masculino atípico em meninos. Dados epidemiológicos apontam também uma possível correlação entre exposição a ftalato e asma e doenças respiratórias em crianças. Ésteres de ftalatos já foram detectados em diversos fluidos corporais humanos como urina materna durante a gestação, leite materno e liquido amniótico.
.
Os estudos a respeito dos ftalatos são numerosos e promissores, porém ainda carecem de muita informação sobre o modo de ação destas substâncias no desenvolvimento dos animais e seres humanos e, principalmente sobre como os efeitos nocivos podem ser suprimidos ou minimizados.
.
Existe, na legislação brasileira, um limite de ftalato que pode ter em cada produto. Mas algumas pequenas atitudes podem ser feitas, como: dar preferencia a vasilhas, embalagens, potes de vidros; se for utilizar plastico, não colocar alimentos muito quentes em contato com o mesmo, tampouco aquece-los em microondas ou em banho-maria; evitar uso de alimentos com agrotóxicos. 

0 comentários: