terça-feira, 26 de junho de 2012

A qualidade da Coca-cola vendida no Brasil

Há um tempo atrás, postei aqui no blog sobre o 4-metil imidazol (4-MI), substância usada na produção do corante caramelo, usado na bebida. O post dizia que a Coca-cola mudaria a fórmula dos refrigerantes nos EUA (clique para ler) pois essa substância, o 4-MI, em altas quantidades, poderia levar ao câncer. 
.
Agora a tarde, o Portal G1 - Ciência e Saúde postou uma tabela mostrando que as latas de refrigerante Coca-cola, vendidas no Brasil, têm a mais alta concentração dessa substância. Vide a tabela abaixo:
.
PaísQuantidade de 4-MI por 355 ml de refrigerante
Brasil267 mcg
Quênia177 mcg
Canadá160 mcg
Emirados Árabes Unidos155 mcg
México147 mcg
Reino Unido145 mcg
Estados Unidos (Washington)144 mcg
Japão72 mcg
China56 mcg
.
No teste realizado pelo Centro de Ciência de Interesse Público (CSPI) as latas analisadas apresentavam 267 mcg de 4-MI, por 355 mL de refrigerante. Essa quantidade está abaixo do limite permitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas é bem maior entre os países analisados. A dosagem é quase do dobro da concentração dos refrigerantes nos Estados Unidos (Whasington). Já nas latas compradas na Califórnia (EUA) contém apenas 4 mcg. 
.
Ainda, o portal diz que em nota, a Companhia não mudará a fórmula, que a quantidade da substância encontrada é segura e está dentro dos padrões aprovados pela Anvisa. 
.
Isso serve de alerta para aqueles que consomem grandes quantidades de coca-cola.

Clique aqui para ler o artigo todo.
Clique aqui para ler o artigo original (em inglês).
OBS: o Portal G1 escreve miligrama, mas no site do CSPI está micrograma.

2 comentários:

Gostaria de saber se esta substÂncia (4-metil imidazol) também é encontrado nos demais refrigerantes e em qual proporção ?

Essa substância está presente nos refrigerantes a base de cola, como a coca-cola e a pepsi (como diz no link: http://nataliaykodama.blogspot.com.br/2012/03/coca-cola-pepsi-formula-cancerigeno.html). Mas infelizmente não sei te dizer a proporção em outros refrigerantes.