quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Dicas para as Festas de Fim de Ano

Fim de ano aí, festas de Natal e Reveillon e muitos dias de alimentação desregrada por vir. É a época em que as famílias se reúnem, festejam, confraternizam.... Complicado manter o peso?!? Nem tanto, algumas dicas podem ajuda-lo a evitar o ganho excessivo de peso...

Apesar de encontrarmos muitas dicas pela internet, achei importante eu compartilhar as que eu acho mais interessante:
.
- Não pense em calorias, e sim na qualidade do alimento versus quantidade. Se o alimento for rico em nutrientes como verduras, legumes e frutas, consuma em quantidades maiores do que aqueles alimentos ricos em açúcares e gorduras.
.
- No dia das festas, faça a alimentação normal durante o dia, procure comer alimentos leves, frescos e se hidrate muito bem. Não pule refeições e não deixe de comer durante o dia esperando o banquete a noite. Isso faz com que coma além do que comeria normalmente nas festas.
.
- Nas festas, controle-se e não coma por gula, se estiver satisfeito não insista em comer mais.
.
- Lembre-se sempre de mastigar muito bem. Comece sempre pela salada de verduras cruas e legumes. Esse alimentos dão maior saciedade.
.
- Cuidado com os aperitivos, evite frituras e alimentos gordurosos, dê preferencia às castanhas, ricas em antioxidantes e gorduras boas. Mas não exagere.
.
- Cuidado também com a bebida alcoólica em excesso. Além de engordar, o álcool compromete o bom funcionamento de seu organismo. Alterne sempre com água e não dirija!!
.
- Aproveite as festas e conversa com as pessoas, não prenda-se a só comer e beber. A ideia é confraternizar.
.

- Faça atividade física, principalmente nesses dias em que a ingesta alimentar é maior, mantenha a atividade física de costume ou faça uma caminhada. Mesmo que esteja viajando, caminhe e aproveite a paisagem do ambiente.

.
- Percebeu que comeu muito na festa? Não fique em jejum para compensar e não fique com peso na consciência, volte a sua alimentação adequada assim que possível....


0 comentários: