sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Kibe com Trigo Sarraceno

O Trigo Sarraceno, também é conhecido como mourisco ou trigo preto, é um alimento muito rico, apresentando: proteínas de alto valor nutritivo, fibra alimentar, amido resistente, rutina (antioxidante) e sais minerais, além de um elevado nível de ácidos graxos poliinsaturados essenciais, tais como: ácido linoléico e várias vitaminas (B1, C e E). Além disso, não contém glúten. (Fonte para o texto: Oliveira, V.R.; Rodrigues, C.M. Alim. Nutr., Araraquara. v.21, n.1, p. 21-24, jan./mar. 2010)

Os orientais consomem esse trigo por meio do 'Soba', que é uma sopa feita com o macarrão de trigo sarraceno, em um caldo com temperos, cebolina, e alguns usam ovo ou legumes. É uma delícia! Para aqueles que tem restrição do glutén, cuidado quando forem comprar esse macarrão, não conheço marcas que não adicionam farinha de trigo (que contém glúten).

Já que no kibe tradicional usa-se o trigo (aquele que contém glúten), a ideia era postar uma receita com um substituto. Em casa, sempre usamos essa receita:

Kibe com Trigo Sarraceno

Ingredientes: 2 xic (chá) de trigo sarraceno; 500g de carne moída (carne magra); 2 cebolas médias picadas; 3/4 xic (chá) de hortelã picada; 1/2 xic (chá) de salsinha picada; sal e pimenta síria a gosto.

Modo de preparo: Coloque o trigo de molho em água (em dobro), por 30 min. Passado o tempo, escorra bem a água e junto os demais ingredientes. Leve ao forno médio préaquecido por 30 a 40 min, em assadeira untada. (já vi receitas em que dividem a carne moída em duas partes, sendo que uma se mistura ao trigo, fazendo a massa e a outra parte é usada como recheio do mesmo. Como já citei antes, cada um faz a sua adaptação!).

Vejam nas minhas redes sociais:
Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: FacebookInstagram,Twitter.

Atualização abril/16.