segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dicas para amenizar a baixa umidade do ar

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, agora às 15:00, S.J.Rio Preto/SP está com a temperatura de 33ºC e a umidade relativa de 21%. Acabo de chegar em casa e confesso que estava sofrendo um pouco com o calor e esse tempo seco, por isso, vim para internet procurar por esses dados, dicas que poderiamos fazer para amenizar esses efeitos e achei legal dividir com todos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza  que índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. Por isso precisamos ficar atentos, pois esse tempo seco pode levar a problemas respiratórios, irritações nos olhos e até a desidratação.
Dicas:
- evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h, não pratique exercícios das 11h às 15h;

- ingerir bastante líquidos para evitar desidratação, água, sucos, chás;

- consumir alimentos leves, ricos em líquidos e evitar aqueles diuréticos; 

- evitar banhos muito quentes que podem ressecar a pele e hidrate-a muito bem;

- manter a higiene doméstica, poeira pode desencadear problemas alérgicos;

- umidificar os ambientes com toalhas molhadas, reservatórios com água ou umidificadores.

Gosto da ideia da foto, uso vasos com água e coloco flores, laços, velas, além de decorar, contribuo para umidecer o ambiente.

Outra ideia boa. fiz em casa. Peguei um vidro de perfume vazio, enchi de água e coloquei uns palitos de churrasco para ficar iguais aqueles difusores de ambiente.

(Fonte: Folha.com - Equilibrio e Saúde)