quarta-feira, 6 de junho de 2012

Karê, boa pedida para o frio

Para quem gosta de comida apimentada e bem quente para o frio, Karê é uma ótima opção. Karê é a pronuncia japonesa para "curry", é um prato típico japonês, um ensopado de carne com legumes temperado com curry. Apesar de ser de origem indiana, o curry foi introduzido no Japão e difundido por todo o país.

Karê

1 xic (chá) de carne ou frango em cubos
2 cenouras em cubos
3 batatas em cubos
1 cebola picada 
1 colher (sopa) cheia curry
1 colher (sopa) maisena
1/2 litro de água fervente
azeite
sal a gosto
salsinha a gosto

Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue a carne ou o frango com um pouco de sal. Acrescente a cenoura, refoque por um minutinho. Depois coloque a batata, misture e acrescente a água. Espere que a batata e a cenoura fiquem praticamente cozidas, acrescente a cebola e o curry e a maisena diluídos em um pouco de água. Espere engrossar, e os legumes ficarem cozidos. Verifique o sal e se o apimentado está a seu gosto, caso necessidade acrescente mais curry. Desligue o fogo e acrescente salsinha a gosto.

O Karê é muito bem acompanhado com um arroz branco, o Gohan. Na maioria das vezes, em casa, acrescentamos vagem picadinha, na mesma hora da cenoura, mas dessa vez não tinha vagem em casa.

Esse são os dois tipos de curry que tem em casa, um é mais ardido que o outro pela quantidade de pimenta. Então quem gosta de mais apimentado compra o da direita, quem quiser menos apimentado compra o outro.

Hoje em dia há uns tabletes prontos de karê [vide a foto] importados do Japão, com diferentes graus de ardor. Mas se você não pode com o glúten, cuidado, pois eles possuem farinha de trigo (glúten) em sua composição. A maioria das pessoas engrossam o Karê com farinha de trigo, em casa sempre usamos maizena, mas se for comer fora de casa, questione.

Vejam outras versões que postei nas redes sociais:




Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: FacebookInstagram,Twitter.

Atualização abril/16.

0 comentários: