Natalia Kodama

Nutricionista Funcional

Lanches

Opções de lanches para seu dia-a-dia.

Receitas

Receitas sem glúten, sem lactose

Antioxidantes na dieta

Previnem doenças, envelhecimento....

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Rocambole de chocolate, sem glutén e sem leite

Ontem minhas amigas, Bia e Bruna, me chamaram para um jantar de fim de ano. Nossa ceia de Natal adiantada, já que na data estaremos distantes. O cardápio era nhoque, mas como a amiga aqui não poderia comer, as meninas fizeram para mim: arroz, frango assado com batatas e salada de folhas. E como eu tinha dado todo esse trabalho para elas, nada como retribuir com algo que eu pudesse saborear junto, a sobremesa. Gosto sempre de mostrar para as pessoas que é possível viver sem glutén  e comer coisas gostosas. 

Me parece que a sobremesa foi bem aceita por todos e por isso, resolvi postar aqui. Recebi a receita dessa massa em um curso que fiz há um tempo atrás.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Chegou o verão: dicas saudáveis


Hoje oficialmente é o primeiro dia do Verão!!

Essa é uma época bem quente e sempre é bom reforçar algumas orientações básicas:

- Hidrate-se: com o calor, nosso corpo tem uma necessidade aumentada de líquidos. A maior parte do nosso organismo é líquidos e perdemos fluídos com a transpiração, respiração, urina... por isso, é importante a ingesta de líquidos. Água, sucos, chás, água de coco...

- Evite alimentos gordurosos e ricos em açúcares: esses alimentos dificultam a digestão e somado ao calor pode causar algum mal estar.

- Prefira Verduras e Legumes: alimentos saudáveis, ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes, além de conter fibras e água em sua composição. Leves e saudáveis as saladas devem fazer parte de almoços e jantares, e também podem ser utilizados como aperitivos. 

- Coma frutas: também ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e água. Ótimas opções para substituir aqueles doces ricos em açúcar. Podem ser usadas como sobremesas, lanches, sucos, nas saladas.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Lanche 3: Tapioca com banana e canela


Hoje fiz um lanche, não pensando muito no refrescar dele e sim para saciar aquela vontade louca por doce que as vezes temos no final da tarde!!


TAPIOCA RECHEADA COM BANANA E CANELA

- Farinha de tapioca (Clique aqui para ver como prepara a farinha)
- 1 banana nanica pequena
- canela em pó a gosto
- 1 col (sobremesa) de óleo de coco


Passe a farinha de tapioca contra a peneira, fazendo com que se dê o formato da tapioca na frigideira. Leve ao fogo baixo, aguarde aquecer um pouco. Acrescente a banana picada e polvilhe a canela por cima da banana. Feche a tapioca, espere um pouco mais para que a banana fique aquecida. Desligue o fogo, coloque o óleo sobre a tapioca e sirva.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Ravióli de Frango, sem glúten

Que tal uma massa no domingão???


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Konnyako e suas propriedades

Nesse fim de semana, eu comi o que os japoneses chamam de Nishimê, é um cozido oriental muito saboroso. Enquanto comia, fiquei observando os ingredientes e pensei em falar aqui as propriedades de cada um.
Esse é o Nishime, circulei de vermelho o Konnyako.
Ai, hoje, vi uma reportagem falando que a chef inglesa Nigella Lawson, que apresenta um programa no GNT, atribuiu sua perda de peso a um macarrão feito do mesmo tubérculo que é feito o Konnyako. Aproveitei e já fui pesquisar sobre o mesmo. 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Lanche 2: Suco de abacaxi

Não sei na cidade de vocês, mas em Rio Preto continua esse calor intenso!!! 
E para o lanche da tarde de hoje bati um suco delicioso!


SUCO DE ABACAXI, COUVE, QUINUA


2 fatias de abacaxi
1 folha de couve pequena (sem o talo)
1 col (sopa) de flocos de quinua
Água o quanto necessário (a quantidade vai depender se você quer o suco mais grosso ou mais ralo)

Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma na hora. Não houve necessidade de açúcar pois o abacaxi já estava bem doce.


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lanche 1: Melão

O verão está chegando e  junto o calor! 
Nessa época, sempre procuramos de algum lanche da tarde que nos refresque! 


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mastigação e Saciedade


Hoje em dia, com o dia agitado e corrido que as pessoas levam, muitos procuram refeições rápidas, ou "engolem" a comida, ou mesmo se alimentam ao mesmo tempo em que continuam seus trabalhos. Com isso, poucos se preocupam com o ato da mastigação.

A mastigação pode ser caracterizada como a ação de morder, triturar e pasteurizar o alimento. É uma das fases mais importantes da digestão pois tem como objetivo a degradação mecânica dos alimentos, reduzindo-os a um tamanho adequado para serem deglutidos e digeridos.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Buenos Aires, boa companhia e restrição alimentar!

No post anterior, falei sobre café-da-manhã e lanches, mas e os almoços e jantares? Coitada das minhas companheiras de viagem (Marcela, Sandra e Marina) que gastaram um pouco mais de tempo e dinheiro, pois eu não podia parar em uma padaria para comer algo rápido, eu tinha que entrar em restaurantes e pedir comida! Sim, almoços e jantares eram comida, não o arroz e feijão que estamos acostumadas, lá se come muita carne e batatas fritas. Claro que minha alimentação não poderia ser perfeita! Um dia, resolvemos fazer nosso jantar no hostel, que disponibilizava cozinha e utensílios. Fizemos uma bela salada de folhas com atum, arroz para mim e macarrão para as meninas.

Fotos de alguns pratos que comi durante a viagem!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Experiência em Buenos Aires

Estive ausente por esses dias pois estava viajando!! Como alguns já sabem, tenho uma hipersensibilidade ao glúten e ao leite e derivados. Não os consumo, por isso, pensei em postar sobre a minha experiência em uma viagem internacional. Sempre que viajo sinto uma dificuldade quanto essa alimentação restrita e uma boa parte da minha bagagem é comida. Mas quando se trata em viajar de avião e para outro pais, levar comida pode não ser uma idéia muito fácil.

Essa era uma viagem que eu e minhas amigas/primas planejávamos há algum tempo. Quando sai de viagem estava decidida a evitar ao máximo esses alimentos, ao mesmo tempo, estava muito insegura se iria conseguir, pois estava indo para um país diferente (Argentina) e não sabia como poderia ser a vida sem glúten/sem leite na cidade (Buenos Aires). Claro que me preparei um pouco, levei aqui do Brasil aquelas barrinhas de gergelim, umas amostras de leite de soja que havia ganhado e pesquisei lugares para comer (mas que acabei nem utilizando).

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O veneno está na mesa!

Esses dias, minha amiga me mandou um vídeo chamado: "O veneno está na mesa!", o vídeo é um pouco extenso, confesso que na hora fiquei com uma certa preguiça de assistir, mas como me interesso sempre por essas coisas, dediquei 49 min do meu dia e não me arrependi!

É um documentário relatando o uso abusivo de agrotóxicos, quais os efeitos no ambiente e na saúde, a política envolvendo o uso de agrotóxicos e transgênicos...




quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das Crianças: O consumo de aditivo alimentar


12 de outubro, Dia das Crianças! Parabéns a todas as crianças, que tenha sido um dia de muita alegria e diversão. Segundo a Wikipédia, Criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento, e na Infância é que esse ser passa por grande desenvolvimento, tanto físico, quanto psicológico.

Assim como fiz no Dia do Idoso, hoje resolvi falar de um tema que devemos nos preocupar desde a Infância até a idade adulta. O consumo de aditivo alimentar!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Leite de Vegetais: Leite de Amêndoas

No dia 01 de outubro, o Jornal Diário da Região, de Rio Preto, publicou um artigo nomeado: "Leites vegetais são tão saudáveis quanto os de origem animal".

O leite de vegetal é uma boa opção para aqueles que possuem intolerância à lactose ou alergia a proteína do leite. Além disso, é uma fonte rica em vitaminas, minerais, gorduras boas, antioxidantes...

No artigo tem receitas de vários tipos de leite de vegetais, eu uso os leites de vegetais e os que eu mais gosto são: de amêndoas e de quinua. Hoje em dia, é possível comprar leite de arroz, leite de aveia (contém glúten), industrializados de marcas nacionais e internacionais. 

Receita de Leite de Amêndoas (faço diferente do jornal):

Ingredientes: 15 a 20 amêndoas; 200mL de água filtrada.

Modo de preparo: deixar as amêndoas de molho em água de um dia para o outro. No dia seguinte, desprezar a água e retirar aquela película que tem envolta da semente. Bata as amêndoas com a água filtrada, coe e está pronta para beber. Você ainda pode bater com canela, cacau

Clique aqui para ler o artigo todo.

sábado, 1 de outubro de 2011

Dia do Idoso: Ômega3 e desenvolvimento da Demência



Dia 1 de outubro, Dia do Idoso! Nesta data, gostaria de fazer um post a todos para que olhem os nossos vôzinhos e vózinhas que precisam de uma atenção especial. Poderia passar a tarde toda falando sobre o que conhecemos sendo "A melhor idade" e as várias transformações e cuidados que devemos ter.



sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Óleo de coco e redução de circunferência abdominal

Em muitos países, a obesidade é considerada um problema de saúde pública. Leva ao acúmulo de gordura em várias partes do corpo e quando se acumula na região abdominal é conhecida como obesidade visceral, que está associada ao risco de doenças cardiovasculares.

Óleo de coco possui quantidades elevadas de ácidos graxos de cadeia média, principalmente o ácido laurico, considerado saturado.  Seu uso na dieta permanece controverso devido à prejudicial possível efeitos das gorduras saturadas e sua associação com dislipidemia e doenças cardiovasculares.

Estudo realizado com mulheres entre 20 a 40 anos, observou que houve uma redução do IMC e no grupo de mulheres que usaram o óleo de coco houve uma redução da circunferência abdominal. Além disso, houve um aumento de HDL (o conhecido colesterol bom) e uma redução do LDL (conhecido como colesterol ruim). Concluiram então que o uso desse óleo  não produziu alterações indesejáveis ​​no perfil lipídico de mulheres com obesidade abdominal, sugerindo até uma proteção a doenças cardiovasculares por reduzirem a circunferência abdominal. Contudo, deve-se tomar cuidado em relação a quantidades pois o desequilibrio entre gorduras mono, poli e saturadas pode levar a dislipidemias. Além disso, não há estudos com o uso prolongado desse óleo.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Umeboshi ou Umê: ameixa japonesa e seus benefícios

Umeboshi ou Umê é uma ameixa japonesa, consumida desde os antigos orientais que atribuiam a vida longa e sadia das mulheres orientais ao consumo diário de uma ameixa.
Antigos afirmam que a hora do chá dos idosos consistia em umeboshi e chá, isso que retardava o envelhecimento e contribuía para longevidade.

É costume consumi-la em conserva, apresentando um sabor salgado (por ser em conserva) e levemente ácido, utilizado como uso medicinal, sendo associados a uma vida saudável. Contém diversos compostos fenólicos que são considerados antioxidantes e anticancerígenos. Seu efeito antioxidante reduz ou previne o aparecimento de radicais livres que causam danos celulares. O excesso de radicais livres presentes no organismo leva ao estresse oxidativo, que por sua vez está relacionado ao envelhecimento e a uma série de doenças degenerativas. Muitos estudos associam o consumo do Umeboshi à prevenção de doenças crônicas (Hipertensão, Aterosclerose, Diabetes...) melhorando fluidez sanguínea, inibindo agregação plaquetária, reduzindo colesterol e triglicerídeos, entre outros.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Outubro Rosa - Prevenção ao Câncer de Mama

Achei legal divulgar, a Prevenção é sempre a melhor opção!
O Outubro Rosa foi concebido em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). É um  movimento caracterizado pela coloração rosa (símbolo da luta contra o câncer de mama) em ambientes de acesso público, com o objetivo de conscientizar a todos a necessidade e a importância dos exames e do auto-exame de mama para se diagnosticar a doença precocemente. Fazendo-se isso, as chances de cura são maiores. Desde 2008, o Brasil aderiu à campanha iluminando de rosa importantes pontos do país (Cristo Rendentor no Rio, Pinacoteca em São Paulo) e em Rio Preto, a Swift será iluminada. Abaixo toda a programação:

Clique para aplicar a imagem.
 O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Sabe-se que os fatores de risco (menarca precoce, menopausa tardia, nuliparidade (não ter filhos), primeiro filho em idade avançada, não amamentação e uso de terapia de reposição hormonal) e as características genéticas estão envolvidos diretamente com o aparecimento deste mal. Mas uma dieta equilibrada, prática regular de exercícios físicos e o equilibrio mente-corpo contribuem sim, para a sua prevenção.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Bolo de Cenoura sem Glúten

Dessa vez, fiz um Bolo de Cenoura sem glúten usando amido de milho e farinha de mandioca. Comumente temos essas farinhas em casa e o bolo não fica muito doce.


 

Ingredientes: 3 col (chá) de açúcar; 1/2 xic (chá) água; 3 sachês de erva-doce; 3 unid (média) de cenoura; 1 xic (chá) de açúcar; 1/2 xic (chá) de óleo; 3 ovos; 2 col (sopa) de fermento em pó; 3 xic (chá) de amido de milho; 1 xic (chá) de farinha de mandioca; açúcar para polvilhar

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Torta sem glúten e sem leite

Eu não falei aqui que não consumo glúten pois tenho uma hipersensibilidade ao mesmo. Ontem teve festinha de aniversário, como os salgadinhos convencionais (esfirras, coxinhas...) contém glúten, minha tia querida fez uma Torta sem glúten e sem leite, que ficou uma delícia! Eis a foto de um pedaço:


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mirtilo ou Blueberry


Você conhece o Mirtilo ou o Blueberry?


Da família do morango, framboesa, amora, é uma fruta nativa de várias regiões da Europa e Estados Unidos. É bastante conhecida pelo seu poder antioxidante inibindo e reduzindo das lesões causadas pelos radicais livres nas células.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

31 de agosto - Dia do Nutricionista

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dicas para amenizar a baixa umidade do ar

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, agora às 15:00, S.J.Rio Preto/SP está com a temperatura de 33ºC e a umidade relativa de 21%. Acabo de chegar em casa e confesso que estava sofrendo um pouco com o calor e esse tempo seco, por isso, vim para internet procurar por esses dados, dicas que poderiamos fazer para amenizar esses efeitos e achei legal dividir com todos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza  que índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. Por isso precisamos ficar atentos, pois esse tempo seco pode levar a problemas respiratórios, irritações nos olhos e até a desidratação.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bolo de Banana com Quinoa

A Quinoa, é um pseudocereal vindo dos Andes, é conhecido pelo seu teor de aminoácidos essenciais como lisina, metionina, cisteína e treonina. A proteína é formada por aminoácidos, e os chamados essenciais são aqueles que nosso organismo não produz e só podemos adquirir via alimentação.
 
Além disso, são fonte de minerais: cálcio, fosfóro, potássio, magnésio, zinco, ferro, em quantidades superiores à maioria dos cereais comumente consumidos no Brasil (trigo, milho, arroz, aveia). Rico em ácidos graxos essenciais, alta concentração de antioxidantes e fontes de vitaminas como: tiamina, ácido fólico, vitaminas C, A e E. E não contém glúten.
 
Ontem, experimentei uma nova receita, sem glúten e sem leite, que tinha anotado há algum tempo, dado pela professora Lenita Salgado em uma de suas excelentes aulas.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Kibe com Trigo Sarraceno

O Trigo Sarraceno, também é conhecido como mourisco ou trigo preto, é um alimento muito rico, apresentando: proteínas de alto valor nutritivo, fibra alimentar, amido resistente, rutina (antioxidante) e sais minerais, além de um elevado nível de ácidos graxos poliinsaturados essenciais, tais como: ácido linoléico e várias vitaminas (B1, C e E). Além disso, não contém glúten. (Fonte para o texto: Oliveira, V.R.; Rodrigues, C.M. Alim. Nutr., Araraquara. v.21, n.1, p. 21-24, jan./mar. 2010)

Os orientais consomem esse trigo por meio do 'Soba', que é uma sopa feita com o macarrão de trigo sarraceno, em um caldo com temperos, cebolina, e alguns usam ovo ou legumes. É uma delícia! Para aqueles que tem restrição do glutén, cuidado quando forem comprar esse macarrão, não conheço marcas que não adicionam farinha de trigo (que contém glúten).

Já que no kibe tradicional usa-se o trigo (aquele que contém glúten), a ideia era postar uma receita com um substituto. Em casa, sempre usamos essa receita:

Kibe com Trigo Sarraceno

Ingredientes: 2 xic (chá) de trigo sarraceno; 500g de carne moída (carne magra); 2 cebolas médias picadas; 3/4 xic (chá) de hortelã picada; 1/2 xic (chá) de salsinha picada; sal e pimenta síria a gosto.

Modo de preparo: Coloque o trigo de molho em água (em dobro), por 30 min. Passado o tempo, escorra bem a água e junto os demais ingredientes. Leve ao forno médio préaquecido por 30 a 40 min, em assadeira untada. (já vi receitas em que dividem a carne moída em duas partes, sendo que uma se mistura ao trigo, fazendo a massa e a outra parte é usada como recheio do mesmo. Como já citei antes, cada um faz a sua adaptação!).

Vejam nas minhas redes sociais:
Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: FacebookInstagram,Twitter.

Atualização abril/16.

sábado, 13 de agosto de 2011

Qualidade do Leite

Antigamente, as vacas se alimentavam de capim e passavam seus dias pastando. Com a industrialização e o aumento da demanda de laticínios, essas mesmas vacas, passaram a se alimentar de ração (com milho, soja e trigo), a ficarem confinadas e seus leites começaram a passar por uma série de tratamentos como pasteurização.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tapioca

Quando procuramos na internet como fazer alguma receita, sempre encontramos diferentes receitas e modos de preparo. Para algumas receitas, juntamos as idéias de várias e adaptamos ao nosso jeito. Isso que eu fiz com a Tapioca, acabei achando um jeito bem fácil de fazer....

Geralmente, eu uso 4 medidas de  polvilho doce para 1 medida de água. Em uma vasilha, espalho a água sobre o polvilho. Misturo com um garfo. 

 
Vou amassando até formar uma farofa úmida. Depois de formada,  deixo descansar em geladeira (entorno de 4h). Na hora do preparo, separo uma frigideira, uma peneira, uma colher e uma espátula. Passo o polvilho doce contra a peneira, formando a tapioca no fundo da frigideira.


Levo ao fogo, e adiciono os recheios (no caso coloquei sal, orégano e azeite). Fecho a tapioca e sirvo logo em seguida.



Você pode variar os tipo de recheio, como: banana com canela, patê de tofú, patê de grão de bico, entre outros. E lembre-se que a tapioca tem o índice glicêmico elevado, por isso sempre que eu faço, acabo colocando pelo menos um fio de azeite.

Se alguém tiver algum jeito mais fácil e prático de como fazer, divida com a gente....

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Alimentos germinados

Ontem, participei de uma Oficina de Alimentos Germinados no Mundo Verde. Gostei muito de várias dicas dadas por Daniel Galviolli e de aprender como germinar sementes...

O processo de germinação, dentre outros benefícios:
  • reduz/neutraliza os fatores anti-nutricionais (aqueles que impedem a absorção de nutrientes);

  • potencializa os nutrientes;
  • melhora a digestibilidade do alimento.

  • A imagem abaixo ilustra bem como proceder (o palestrante coloca o filó desde a Fase 2, para evitar q entre algum mosquitinho): 
    
    Fonte: http://alimentosvivos.org.br/brotos-e-germinados/
    
    O tempo de germinação e algumas variações do processo dependem do grão ou semente que será usado.

    Você pode deixar o alimento apenas de molho que, segundo o Daniel, neutraliza 46 a 77% dos fitatos (fator antinutricional).

    domingo, 24 de julho de 2011

    Nutrição Funcional

    O corpo humano é formado pro trilhões de células, que formam os tecidos que, por sua vez, formam os órgãos. Um conjunto de órgãos saudáveis proporcionará ao indivíduo saúde como vitalidade positiva, pois saúde não é apenas a ausência de doenças é a busca pela saúde integral, modulando, por meio de nutrientes e fitoquímicos, todas as reações bioquímicas envolvidas neste processo.
    Nesse contexto, a Nutrição Funcional pensa em nutrição celular. Ela focaliza os aspectos bioquimicamente únicos de cada indivíduo, montando intervenções para restaurar o equilíbrio fisiológico e bioquímico de cada um. Há uma otimização dos processos de ingestão, digestão, absorção e utilização dos nutrientes, para que nossas células possam funcionar e se renovar adequadamente. Assim, é possível tratar efetivamente as causas de distúrbios como: enxaqueca, insônia, depressão, hiperatividade, distúrbios de concentração e aprendizagem, alterações de humor, ansiedade, compulsões, irritabilidade, problemas gastrointestinais, rinites, sinusites, dores musculares e articulares, dermatites, doenças auto-imunes, obesidade, entre outras; restabelecendo o equilíbrio orgânico e prevenindo novos problemas.
    A Nutrição Funcional baseia-se nesses princípios:
    - Individualidade bioquímica: cada pessoa tem um organismo diferente que, por sua vez, tem reações metabólicas diferentes. O organismo sofre influências de fatores ambientais, emocionais, alimentares, historia individual de patologias, uso de medicamentos, hábitos de vida e atividade física, e cada um reage de um jeito.
    - Tratamento centrado no paciente: O tratamento é direcionado ao paciente e não a doença, identificando e tratando causas e não apenas sintomas.
    - Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes: a oferta de nutrientes em quantidades adequadas e em equilíbrio com todos os outros, para que haja um bom aproveitamento dos mesmos.
    - Interrelações em teia de fatores fisiológicos: todas as funções de nosso corpo estão interligadas, de forma que um influencia no outro, gerando desordens que abrangem os diversos sistemas.
    - Saúde como vitalidade positiva: equilíbrio Físico, Mental e Emocional.