quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Bolo de Cenoura sem Glúten

Dessa vez, fiz um Bolo de Cenoura sem glúten usando amido de milho e farinha de mandioca. Comumente temos essas farinhas em casa e o bolo não fica muito doce.


 

Ingredientes: 3 col (chá) de açúcar; 1/2 xic (chá) água; 3 sachês de erva-doce; 3 unid (média) de cenoura; 1 xic (chá) de açúcar; 1/2 xic (chá) de óleo; 3 ovos; 2 col (sopa) de fermento em pó; 3 xic (chá) de amido de milho; 1 xic (chá) de farinha de mandioca; açúcar para polvilhar

Modo de preparo: em uma vasilha peneire a farinha de mandioca e o amido de milho, reserve. Bata no liquidificador as cenouras, o óleo, os ovos e o açúcar. Junte a mistura do liquidificador à mistura de farinhas até que a massa fique homogênea, por fim, acrescente o fermento. Despeje a massa em uma assadeira média untada e leve ao forno médio, entorno de 30 min (ou até que ao espetar um palito, o mesmo saia limpo). Em uma panela ferva a água, acrescente os sachês de erva-doce, retire do fogo e abafe por 3 min. Após, retire os sachês e acrescente o açúcar, retornando ao fogo até que o açúcar tenha dissolvido. Espere o bolo e a calda esfriarem um pouco, fure o bolo, despeje a calda por cima e polvilhe o açúcar (no lugar do açúcar polvilhado, você pode usar alguma calda de chocolate).