quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das Crianças: O consumo de aditivo alimentar


12 de outubro, Dia das Crianças! Parabéns a todas as crianças, que tenha sido um dia de muita alegria e diversão. Segundo a Wikipédia, Criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento, e na Infância é que esse ser passa por grande desenvolvimento, tanto físico, quanto psicológico.

Assim como fiz no Dia do Idoso, hoje resolvi falar de um tema que devemos nos preocupar desde a Infância até a idade adulta. O consumo de aditivo alimentar!


Aditivo alimentar  é todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento (Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Alguns tipos de aditivos são: corantes, acidulantes, conservantes, estabilizantes, dentre outros.

As crianças são consideradas um grupo vulnerável, uma vez que são as maiores consumidoras de alimentos ricos em aditivos alimentares, onde se destacam balas, pirulitos, doces, gelatinas com sabor, sucos em pó, biscoitos, iogurtes. Estudos realizados no Brasil, observaram um alto consumo desses alimentos ricos em corantes e outros estudos encontraram em bebidas não alcoólicas um teor de corantes artificiais acima do permitido pela lei. Além de ser uma fraude, ainda há o risco dessas substâncias causarem reações alérgicas como asma e urticária.

Além de maior susceptibilidade a reações adversas provocadas por essas substâncias, merece destaque o fato da imaturidade fisiológica da criança que prejudica o metabolismo e excreção do mesmo. Há estudos ainda que associam o consumo de aditivos alimentares ao Transtorno de déficit de atenção e Hiperatividade, avaliando a melhora dos sintomas quando esses aditivos são excluídos da dieta.

Por isso, avós, pais, tios, irmãos, vamos observar o que nossas crianças estão consumindo e estimular a redução da ingestão desses aditivos alimentares, além de sempre promover hábitos alimentares saudáveis.

(Fonte: Polônio, M.L.T.; Peres, F. Consumo de aditivos alimentares e efeito na saúde: desafios para Saúde Pública Brasileira. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 25(8):1653-1666, ago, 2009)

0 comentários: