sábado, 1 de outubro de 2011

Dia do Idoso: Ômega3 e desenvolvimento da Demência



Dia 1 de outubro, Dia do Idoso! Nesta data, gostaria de fazer um post a todos para que olhem os nossos vôzinhos e vózinhas que precisam de uma atenção especial. Poderia passar a tarde toda falando sobre o que conhecemos sendo "A melhor idade" e as várias transformações e cuidados que devemos ter.



Tive que escolher um tema e resolvi falar sobre o Ômega 3 e o desenvolvimento da demência.

Existem 3 tipos de Ômega3, o ALA, o DHA e o EPA. Todos são ácidos graxos insaturaturados, mas o DHA é o que se apresenta em maior quantidade no plasma, no cérebro. O DHA pode ser produzido a partir do ALA (presente na linhaça) ou obtido diretamente na dieta de peixe, óleo de peixe, algas ou suplementos que são ricos em DHA.

A demência é uma importante causa de incapacidade entre os idosos, e doença de Alzheimer é responsável por 70% dos casos. Entre outros fatores de risco, a deficiência de DHA está relacionado ao risco de desenvolver a demência. O DHA dá fluidez a membrana das celulas, sendo importante para o funcionamento do sistema nervos central. Vários estudos observaram a deficiência de DHA em pacientes com demência, e com comprometimento cognitivo. Outro estudo sugere melhora do desempenho cognitivo de idosos suplementados com suplementação de DHA.

Não há um consenso de quanto é indicado de consumo de DHA, mas há uma sugestão de que o consumo de peixes de 2 a 3 vezes na semana, poderia reduzir em 50% o risco de demência. A Organização Mundial de Saúde considera razoável que o consumo de 1 - 2% do total de calorias da dieta seja de ômega 3.