sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Rocambole de chocolate, sem glutén e sem leite

Ontem minhas amigas, Bia e Bruna, me chamaram para um jantar de fim de ano. Nossa ceia de Natal adiantada, já que na data estaremos distantes. O cardápio era nhoque, mas como a amiga aqui não poderia comer, as meninas fizeram para mim: arroz, frango assado com batatas e salada de folhas. E como eu tinha dado todo esse trabalho para elas, nada como retribuir com algo que eu pudesse saborear junto, a sobremesa. Gosto sempre de mostrar para as pessoas que é possível viver sem glutén  e comer coisas gostosas. 

Me parece que a sobremesa foi bem aceita por todos e por isso, resolvi postar aqui. Recebi a receita dessa massa em um curso que fiz há um tempo atrás.


ROCAMBOLE DE CHOCOLATE

Massa: 3 ovos grandes; 6 colheres (de servir) de água; 4  colheres (de servir) de açúcar;  3  colheres (de servir) de farinha de arroz; 2  colheres (de servir) de fécula de batata; 1  colheres (de servir) de  amido de milho; 1  colheres (sopa) de fermento em pó.
Modo de preparo: misture as gemas peneiradas com a água. Acrescente o açúcar e as farinhas, misture bem até obter uma massa lisa. Bata as claras em neve e acrescente à mistura, junto com o fermento em pó. Misture suavemente e leve, ao forno médio pré-aquecido, em assadeira untada (eu coloco um papel de manteiga em baixo para não grudar). Espere dourar e pronto.

Recheio: 1 caixinha de creme de leite de soja, 1 tablete (100mg) de chocolate amargo sem leite (usei o amargo da Garoto), raspas de 1 laranja. 
Modo de preparo: leve o creme de leite em banho-maria até que fique aquecido, acrescente o chocolate picado e vá mexendo até que incorpore bem e se torne um creme. retire do fogo, acrescente as raspas da laranja e reserve.

Montagem: passe um rolo de massa sobre a massa, regue a massa com suco de 1 laranja, distribua 2/3 do recheio por toda a massa e enrole. Após enrolado, envolva o rocambole em um pano umedecido e leve à geladeira por 6 horas. Para servir, retire o pano umedecido, envolva o rocambole com o restante do recheio, e salpique cacau por cima. 

Ainda dá tempo para fazer na ceia de amanhã! Você pode acrescentar castanhas, frutas secas! Ou ainda variar os recheios usando geleia de frutas.
Obrigada pelo jantar meninas, estava tudo uma delícia!

Aproveito para desejar um Feliz Natal iluminado para todos! E que traga um Ano Novo próspero e repleto de realizações!!