segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Gergelim, antioxidante rico em fibras

O gergelim (Sesamum indicum, L.) é a nona oleaginosa mais plantada no mundo, também, um alimento de grande valor nutritivo fonte de proteína para o consumo humano e enriquecimento de outros produtos, dos segmentos fitoterápicos e fitocosméticos.


O óleo de gergelim possui flavour característico e agradável e maior estabilidade oxidativa, quando comparado com a maioria dos óleos vegetais, por causa da sua composição de ácidos graxos e pela presença dos antioxidantes naturais, sesamina, sesamolina, sesamol e gama tocoferol.

A sua semente é rica em constituintes minerais, como: cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco e selênio. Apresenta teores consideráveis de fibra alimentar e de antioxidantes, com destaque para o conteúdo de compostos fenólicos, fitatos, lignanas e tocoferóis. Estudo afirma que seu potencial antioxidante é maior que outros grãos como linhaça e sorgo.

Há algumas variações do gergelim e sabe-se que o gergelim preto apresenta teor superior fibra alimentar total, e aproximadamente três vezes superior para fibra alimentar insolúvel em comparação ao gergelim creme. Além disso as sementes pretas possuem teor mais elevado de cálcio e um potencial antioxidante aumentado em comparação ao gergelim creme.


Os benefícios proporcionados pelo consumo do gergelim têm sido reportados por diversos autores e incluem a melhora da função reprodutiva, em decorrência de seus efeitos antioxidantes e do aumento nos níveis de testosterona; o controle glicêmico e do peso corporal; o aumento da atividade de enzimas antioxidantes em condições de estresse oxidativo; a redução do colesterol sérico; e o aumento da capacidade antioxidante na hipercolesterolemia.


Apesar de todas as propriedades positivas do gergelim, seu consumo deve ser cuidadoso, uma vez que algumas pessoas podem desenvolver alergia a esse alimento. Para aqueles que não entendem muito bem a importância de consumir antioxidantes, irei postar sobre o assunto em uma outra oportunidade.

0 comentários: