Natalia Kodama

Nutricionista Funcional

Lanches

Opções de lanches para seu dia-a-dia.

Receitas

Receitas sem glúten, sem lactose

Antioxidantes na dieta

Previnem doenças, envelhecimento....

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Salada de grãos germinados



Mais uma sobre: O que fazer com os grão germinados (veja aqui como germinar)? Essa é uma ótima dica para as festas de fim de ano... Segundo superstições, traz fartura à mesa!

Eu sempre coloco sobre minha salada de folhas, mas dá pra fazer essa saladinha bem gostosa e leve. Fora que ficou lindo, não é? Família aprova sempre!!




Ingredientes:
- 1 xícara chá de lentilha germinada
- 1 xícara chá de feijão adzuki germinado
- 1/2 xícara de chá de cebolinha picada
- 1/4 xícara de chá de salsinha picada
- 1 limão espremido
- 1/4 xícara chá de azeite extra virgem
- 1 col (sopa) de orégano fresco ou 1 col (chá) de orégano seco
     - sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e leve a geladeira antes de servir. Pronto!!


Fácil, não? A única coisa que demora, é a germinação mesmo. Mas não podemos dizer que dá trabalho, pois é só deixar la descansando e passar uma água as vezes.

[dezembro/15]

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Boas festas (2015 - 2016)...

Hoje, encerro os atendimentos do ano de 2015. Corpo e mente pedindo esse tempinho de descansos, tranquilos e felizes com o ano gratificante que passou... Como todo ano, uma mensagem de fim de ano para todos que me acompanham.

"Todos os anos, os nossos sonhos se renovam, a nossa esperança na vida e na felicidade ganham um novo fôlego e força. O tempo do Natal e da virada do ano, é tempo de repensar as nossas trajetórias, rever os nossos passos, agradecer pelas nossas conquistas e pela nossa vida.

A felicidade se conquista diariamente, aos pouquinhos, com amor e dedicação em tudo o que fazemos. Leve o desejo de felicidade e de realizar os seus sonhos dentro do seu coração para o ano que vem!

Desejo a todos um Natal iluminado e um Ano Novo com cara de vida nova para fazermos tudo aquilo que sempre sonhamos!

Boas festas a todos!"

Obrigada a todos que estiveram presente nesse ano de 2015!

As redes sociais e possivelmente aqui, o blog, não irão parar... Mas os atendimentos voltam com tudo em 6 de janeiro de 2016! E que ele venha com tudo!!!!

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Arroz rico e completo (com grãos germinados)


Semana passada, postei como germinar grãos (veja aqui), hoje venho mostrar um dos jeitos de se usar esses grãos germinados. Você pode adicionar à molhos, à refogados de legumes, na receita de hoje, fiz um arroz completão. Com 6 grãos, raiz, alga, riquíssimo em nutrientes, proteína vegetal e fibras.


Ingredientes
1 caneca (300ml) de lentilha germinada (veja aqui como fazer)
1 caneca (300ml) de feijão adzuki germinado (veja aqui como fazer)
1 xícara (chá) de arroz agulinha integral
1 xícara (chá) de arroz cateto integral
1 xícara (café) de grão de quinoa
1 xícara (café) de gergelim (usei o preto)
1 xícara (café) de alga hijiki (opcional -- foto)
1 cenoura (pequena) ralada
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite extra-virgem
sal marinho ou rosa (a gosto)

Modo de preparo:

Lave os 2 tipos de arroz e deixe escorrendo, depois separe os demais ingredientes. Em uma panela, leve os 2 tipos de arroz e a quinoa com 1100mL (1 litros e 100ml) de água em fogo alto, adicione sal a gosto. Assim que ferver abaixe o fogo (deixe destampado). Quando a água secar pela metade (veja na foto), acrescente o gergelim e a alga por cima (não precisa mexer). Tampe a panela e mantenha no fogo baixo.





Em uma frigideira, leve a cebola e o alho para refogar no azeite, até dourar. Acrescente a lentilha e o feijão adzuki, tempere com sal, misture um pouco e desligue o fogo. reserve.






Quando estiver praticamente sem água (veja a foto), que você vê o fundo da panela, acrescente os grãos germinados, que foram previamente refogados, e a cenoura ralada. Misture tudo, acerte o sal, desligue o fogo e deixe tampado por uns 5 minutos antes de servir.




Obs 1. Se não tiver os grão germinados, pode usar sem germinar, mas deixe pelo menos umas 6h de molho em água. e coloque para cozinhar junto ao arroz, acrescentando mais água para cozinhar também os grãos.


Obs 2. A alga Hijiki é encontra em lojas de produtos japoneses. Excelente alimento.


Obs 3. Se não tiver algum dos ingredientes, troque por outro. Por exemplo, gergelim por linhaça, feijão adzuki por feijão carioca, arroz agulinha por arroz vermelho ou arroz negro. Fique a vontade, o arroz é seu!!


Obs 4. Para os vegetarianos e veganos, esse é um prato completo (preferível que faça com os germinados mesmo), sirva com uma saladinha de folhas e está excelente. Para que não é vegetariano, nada impede de servir com alguma carne e salada!! 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Germinação de grãos

O meu primeiro post aqui no blog (em 2011) foi sobre alimentos germinados. Eu já comia alimentos germinados, como alfafa e moyashi (broto de feijão), mas a pratica de germinar grãos em casa comecei mais recentemente e estou apaixonada pelo sabor. Por isso, resolvi postar algumas receitas ricas em nutrientes com uma biodisponibilidade bem maior, devido a germinação.

Tenho recebido muitos pacientes que estão procurando a alimentação vegetariana ou vegana. Essa é uma excelente fonte de proteína vegetal, então invistam!!! E para os que acham que esse tipo de alimentos só é indicado para vegetarianos, está muito, mas muito enganado... é um alimento excelente para quem procura uma alimentação mais rica em nutrientes!

Primeiro de tudo, vamos às etapas de germinação. Quem preferir, pode ver o primeiro post do blog clicando aqui.

Separe os materiais: 1 vidro, grãos secos, 1 peneira (ou uma telinha e 1 elástico, vamos fechar a boca do vidro), uma vasilha para apoiar o vidro e um pano para cobrir. Como aqui fiz lentilha e feijão adzuki (um feijão japonês), dobrei todos os materiais. Usei 1/2 xícara (chá) de cada um.

Dia 1. A noite, coloque os grãos no vidro e cubra com o dobro de água. Cubra com um pano e deixe a noite toda.
Dia 2. Na manhã seguinte, os grãos já dobraram de volume, escorra a água, dê uma lavada nos grãos e escorra. Coloque a peneira na boca do vidro e deixe-o inclinado (como na foto). Se tiver alguma telinha, pode tampar com a tela e prender com uma elastico e cubra com um pano. As orientações é que passe uma água e escorra a cada 4h, eu geralmente não estou em casa e acabo fazendo esse processo a cada 6h - 8h.
Dia 3. No terceiro dia, os grãos já começam a germinar. Continue o mesmo processo de enxaguar a cada intervalo.
Dia 4. Os grãos já estão prontos para consumo, tampe o vidro e leve a geladeira. Quem quiser, pode deixar crescer um pouco mais, fica a seu gosto. Caso faça outros grãos maiores, talvez esse processo demore um pouco mais.

Ainda é possível germinar muitos outros grãos, tipo os outros tipos de feijões, grão de bico; sementes como quinoa, girassol; trigo e cevada (para que pode com glúten).  

domingo, 4 de outubro de 2015

Macarrão com alho poró e tomate cereja

O macarrão do almoço de domingo ficou tão gostoso, resolvi postar... Vejam:


 Ingredientes:
1/2 pacote de macarrão sem glúten
25 tomates cerejas
1 alho poró picado
sal, azeite extra-virgem e ervas, a gosto.

Modo de preparo: coloque o macarrão para cozinhar (siga orientações da embalagem) e escorra e reserve. Pique o alho poró, os tomates cerejas e as ervas (usei as que estavam boas na horta: orégano, manjericão, tomilho, sálvia). Em uma panela, coloque o azeite (usei umas 2 colheres sopa), refogue o alho poró até que fique murcho, tempere com sal e pimenta, a gosto. Acrescente o tomate, tempere com um pouco de sal, misture e em seguida, acrescente o macarrão cozido. Acerte o sal, misture um pouco mais até que a massa esteja bem incorporada ao tomate e alho poró. Desligue o fogo, acrescente as ervas e sirva logo em seguida.

Observações:
1- Se você não for sensível ao glúten, pode usar um macarrão integral.
2- A princípio, eu ia adicionar semente de girassol torrada, mas a minha estava estragada. Então fica a dica para quem quiser usar. Ou qualquer outra semente.
3- Depois pensei em usar ervilha (que tenho congelada), mas esqueci de colocar. Mas fica outra dica bem legal.
4- Antes que me perguntem onde está a proteína da minha refeição, junto à massa, teve um belo prato de folhas verdes, com salada de quinoa (que coloco outro dia no blog) e salada de grãos germinado (que também coloco mais pra frente).
5- Lembre-se que o macarrão é seu, use qualquer alimento que seja natural e não processado ou industrializado, quanto menos química, melhor!!!

Por fim, um vídeo teste que fiz!!! Não ficou muito bom, mas como não sou profissional, está ótimo, o que acharam?

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Frango caipira: desfiado e caldo

Ando bem sumida do blog, não é? Me desculpem, mas a correria não está me ajudando para que coloque novidades no blog. Por causa da correria, que sei que muita gente também tem, resolvi postar uma praticidade pra vida.... 

Receita 2 em 1, Frango Caipira Desfiado e Caldo de Frango Caseiro.

O frango pode ser usado na hora ou  desfiado e congelado (sempre tenho como um coringa), depois é só descongelar, usar quando e quanto quiser. Geralmente, indicamos que seja utilizado em até 3 meses, depois congelado.

O caldo (que não tem aditivos químicos, conservantes, corantes, glutamato monossódico), pode ser utilizado em sopas, cremes.... E também pode ser congelado, reutilize os vidros e não esqueça de colocar a data (e usar em até 3 meses).

Prefiro frango caipira, pois teve um tempo de crescimento mais repeitado, provavelmente ciscou e não comeu só ração.



Ingredientes:
500 a 600g frango caipira (eu comprei peito de frango desossado, mas pode usar 1 peito de frango com osso)
1 col chá de óleo de coco
1 litro água
1/2 cenoura média picada em pedaços grandes
1 cebola pequena, cortada em 4 (observem na foto, prendi 1 folha de louro com 1 cravo em cada pedaço de cebola)
2 talos grandes de salsão (use as folhas também)
Folhas de louro, cravo, pimenta, noz moscada, sal


Modo de preparo: Leve a panela ao fogo alto com o óleo de coco, quando a panela estiver bem quente, coloque um pedaço de frango por vez, espere dourar todos os lados e tire. Quando todos os pedaços estiverem dourados, volte todos na panela, coloque todos os legumes e temperos e cubra com a água. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe por 15 a 20 minutos, até o frango estar cozido. Tire o frango, deixe o caldo fervendo por mais uns 10 a 15 minutos, coe o caldo e pronto.


sexta-feira, 19 de junho de 2015

Creme de lentilha

Friozinho, pede sopas, eu adoro cremes, caldos... A receita de hoje é Creme de Lentilha, como foi feita para a família toda, a porção dessa receita serviu 4 pessoas, muito bem servidas...




Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de lentilha
1 litro e 250ml de água
1 batata doce pequena
1 talo de salsão
1 cebola média
ervas, pimenta e sal a gosto

Modo de preparo: deixe as lentilhas de molho em água por umas 4 horas. Escorra a água e leve na panela de pressão com o litro e 250ml de água, a batata-doce, a cebola e o talo de salsão, picadinhos. Já coloque um pouco de sal e nessa hora, coloquei 1 talo de salsinha e cebolinha. Tampe e leve ao fogo, assim que começar a chiar, abaixe o fogo, e deixe por 15 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Abra a panela e bata os ingredientes no liquidificador. Volte o creme batido à panela, acerte o sal e espere ferver de novo. Está pronto, regue com um fio de azeite antes de servir.

Uma dica muito boa, é colocar verduras no prato e por cima jogar o creme de lentilha, um fio de azeite e pronto!!! Delicia...

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Mini bolinhos de banana, integrais

Receitinha rápida que juntei várias ideias da internet e inventei na hora.... Mini bolinhos de banana, integrais, sem glúten, sem lácteos, pouco açúcar (só vai mel)!!!

Ingredientes:
2 bananas nanicas maduras (médias)
2 ovos
1/2 xícara (chá) de aveia sem glúten
1 colher (sopa) de farinha de coco
1 colher (sopa) de farinha de arroz
1 colher (sopa) de mel
2 colher (chá) de óleo de coco
1 colher (café) de canela em pó
1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento, até que fique uma massa homogênea. Por fim, adicione o fermento, e bata um pouco, só para incorporar à massa. Coloque em forminhas de cupcake e leve ao forno médio até ficarem moreninhos e faça o teste do palito.

Rendei 8 unidades.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Grão de bico: massa de torta II


Como eu disse, testei a mesma base para 2 tipos de receitas e como as duas ficaram boas e resolvi postar as duas [veja aqui a outra]. A única coisa de diferente, é o uso da água de cozimento que altera a textura. Essa massa fica mais mole, massa parece torta de liquidificador e dá para bater no liquidificador tranquilamente. Usei o mesmo recheio, então copiei e colei, ok?

Esqueci de deixar essa dica na outra receita, se quiserem deixar o grão-de-bico de molho apenas de um dia para o outro (de 8 a 10h), apenas deixe o grão cozinhando por mais tempo na panela. Então, ao invés de desligar o fogo ao ferver, deixe fervendo até que o grão-de-bico esteja macio. 

Ingredientes massa
2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
1/2 cebola pequena
3 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) da água do cozimento do grão-de-bico
sal a gosto

Modo de preparo: deixe o grão-de-bico (+- 1 xícara, pois incha) de molho em água (eu deixei 24h, e troquei a água 1 vez). Despreze a água e leve em uma panela (usei de inox) com água para ferver (usei água até cobrir os grãos). Assim que ferver, desligue o fogo e deixe tampado enquanto faz o recheio (o recheio fica a seu critério, pode ser de carne, frango, ricota [nesse caso não será vegano], eu fiz de legumes e vou colocar a receita no final do post), reserve. Quando o grão-de-bico estiver morno, bata no processador, com os demais ingredientes até virar uma massa uniforme (veja na foto). Coloque 1/2 da massa na assadeira, coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Desta vez salpiquei semente de gergelim torrada. Leve ao forno médio até dourar. A massa fica mais macia, e bem gostosa.


Para o recheio:

Como eu disse, você pode usar um recheio de sua preferência. Eu usei legumes... Apenas refoguei 1/2 cebola, em 1 colher (sopa) de azeite, acrescentei 1/2 xícara (chá) de talos de salsão, 1 cenoura pequena, 1/2 abóbora paulista pequena, 1 tomate pequeno e 1 colher (sobr) de biomassa de banana verde. Temperei com sal, pimenta, salsinha e cebolinha, e deixe esfriar para colocar na torta.

Fiz o dobro dessa quantidade e usei nas duas receitas.

Foto da esquerda, foi a que postei na rede social. 
Qual das massas prefere? Eu gostei das duas, e por isso postei ambas!

[clique aqui e vá para a receita I]

Grão de bico: massa de torta I

Já tinha visto várias receitas nas redes sociais e minha amiga já tinha me enviado a foto da torta dela. Não tinha como, eu tinha que fazer e aprovei! Mas como eu não tinha uma receita certa, testei 2 formas que gostei, então vou postar as 2 receitas.

Essa receita é ótima, pois não vai farinha. Portanto, é sem glúten, é de baixo índice glicêmico, indicada para vegetarianos, veganos, fit e o melhor é que é bem gostosa. 

A base é de grão-de-bico, que além de ser um alimento rico em fibras, é uma fonte de proteína vegetal e triptofano. O triptofano é o precursor da serotonina, hormônio que nos dá a sensação de bem estar. 

Ingredientes massa
2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
1/2 cebola pequena
3 colheres (sopa) de azeite
sal a gosto

Modo de preparo: deixe o grão-de-bico (+- 1 xícara, pois incha) de molho em água (eu deixei 24h, e troquei a água 1 vez). Despreze a água e leve em uma panela (usei de inox) com água para ferver (usei água até cobrir os grãos). Assim que ferver, desligue o fogo e deixe tampado enquanto faz o recheio (o recheio fica a seu critério, pode ser de carne, frango, ricota [nesse caso não será vegano], eu fiz de legumes e vou colocar a receita no final do post), reserve. Quando o grão-de-bico estiver morno, bata no processador (acho que não dá no liquidificador), com os demais ingredientes até virar uma massa consistente (veja na foto). Use 2/3 da massa para forrar uma assadeira de 17 cm de diâmetro, coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Pincele azeite e salpique gergelim. Leve ao forno médio até dourar. A crocância fica por conta do gergelim, a massa é macia, leve e bem gostosa.

 Para o recheio:
Como eu disse, você pode usar um recheio de sua preferência. Eu usei legumes... Apenas refoguei 1/2 cebola, em 1 colher (sopa) de azeite, acrescentei 1/2 xícara (chá) de talos de salsão, 1 cenoura pequena, 1/2 abóbora paulista pequena, 1 tomate pequeno e 1 colher (sobr) de biomassa de banana verde. Temperei com sal, pimenta, salsinha e cebolinha, e deixe esfriar para colocar na torta.

Dicas de recheio! Além dos recheios que já falei anteriormente, você ainda pode usar alguns dos que eu já usei no blog: na Tortinha de Batata-doce; ou no Arroz de Forno; ou na Batata Rosti.





Se acompanhando de uma saladinha, é uma refeição completa. Mas também pode ser um belo lanche da tarde ou para um brunch!! Ainda dá para fazer em porções individuais ou dobrar a massa e fazer em tamanho família. 

Porção: acho muito individual, mas eu comeria metade dessa torta sem problemas!! 



Bom apetite!

[clique aqui e vá para a receita II]

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Arroz integral com algas, na panela de pressão

Receita fácil e razoavelmente rápida, em se tratando de arroz integral, é ótima! É uma receita que minha tia ensinou a minha mãe já faz um tempo, mas nem lembrava dela, esses dias fizemos em casa e aproveitei para tirar umas fotinhas... 

Leiam as observações no final!!



Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz integral
2 e 1/2 xícara (chá) de água *
2/3 de xícara (chá) de algas (pode usar Hijiki ou Koubo picado)**
Sal a gosto

Modo de preparo: leve todos os ingredientes em uma panela de pressão, no fogo alto. A partir desse momento, conte 15 minutos (não precisa esperar chiar), depois desse tempo, abaixe o fogo e aguarde mais 15 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente, pronto!

*se preferir o arroz mais molhadinho e mole, adicione mais 1/2 xícara de água.
**para essa preparação, usei kombo, que é uma alga que compramos seca, para picar, deixei uns 5 minutos de molho em água e piquei com tesoura culinária, mas dá para picar com faca. Se preferir usar Hijiki, ele já é pequeno, não precisa picar ou deixar de molho. Encontrados em lojas de produtos japoneses (já mostrei ela em outras preparações, clique aqui). 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Batata-doce chips, no forno

Faço sempre em casa e é um sucesso. Fica crocante e não é frita!!! Essa é uma ótima opção para quem quer ser mais saudável, pois o teor de gordura fica bem reduzido e a batata-doce é rico em fibras, sendo de baixo índice glicêmico.
Chips de batata-doce feita no forno. 

Para essa receita, eu descasquei a batata, mas também já fiz com casca. Não tem medidas, faça a quantidade que quiser.

Corte a batata em fatias bem finas ou use um ralador. No meu caso, usei um ralador japonês.

Conforme fui ralando já ia caindo em uma vasilha com água gelada. Depois dei uma enxaguada nas batatas (para sair um pouco do amido) e sequei com um pano de prato bem limpo. 

Em uma assadeira, coloquei papel manteiga e pincelei um azeite por cima. Coloquei as fatias uma do lado das outras (como na foto) e reguei com um pouco de azeite e sal. 


Levei ao forno alto, não lembro quanto tempo, até que ficassem douradas (como na foto). Elas saem um pouco amolecidas, mas depois que esfriam ficam crocantes. 

Confesso que tentei com cenoura e beterraba, e não ficaram crocantes, não gostei, por isso que nem postei.

Se alguém tiver alguma dica de como deve-se fazer com esses vegetais, me conte para eu testar!!!

Acompanha bem pratos que requerem uma crocância. Eu já servi com o Peixe no Papilote. Mas também serve para lanches da manhã ou tarde. 

quinta-feira, 9 de abril de 2015

10 regras básicas para uma alimentação saudável

Vídeo rápido com um pouco mais de 4 min, mostrando 10 regras básicas para uma alimentação saudável, foi baseado no Guia Alimentar para a População Brasileira. Foi produzido para o Especial Cidadania do Jornal do Senado.

Vale a pena dar uma olhada:

fonte da imagen:Fechando Ziper
Dê preferencia a alimentos da época. (clique aqui para ver as safras)

"Pequenas Mudanças Fazem Toda a Diferença!" Comece aos poucos...

terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia Mundial da Saúde 2015

"Segurança Alimentar: Da fazenda para o prato -- faça alimentos seguros!" 

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e o tema desse ano de 2015 é a Segurança dos alimentos. O dia concentra-se em demonstrar a importância da segurança alimentar ao longo de todo o comprimento da cadeia alimentar em um mundo globalizado, de produção e transporte, a preparação e consumo.

Alimentos não seguros podem conter bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias químicas, e podem causar mais de 200 doenças - que vão desde diarreia ao câncer. Esses alimentos podem ser de origem animal, frutas e vegetais contaminados com fezes, e marisco que contenham biotoxinas marinhas mal cozida.

O vídeo abaixo, "Cinco Chaves para uma Alimentação mais Segura", explica os princípios básicos que cada indivíduo deve saber para prevenir doenças transmitidas por alimentos.


1 - mantenha-se limpo, para prevenir contaminação.
2 - separar alimentos crus de alimentos cozidos, para prevenir contaminação cruzada.
3 - cozinhar por completo, os alimentos, para matar os microorganismos.
4 - mantenha os alimentos em temperaturas adequadas (<5ºC, alimentos resfriados; 60ºC, alimentos quentes), para prevenir crescimento bacteriano.
5 - use água potável e matéria-prima segura, para evitar contaminação.

Mais informações: http://who.int/campaigns/world-health-day/2015/en/http://www.paho.org/world-health-day/?lang=es

domingo, 22 de março de 2015

22 de março, Dia Mundial da Água

Em ano em que o assunto está sendo muito falado, é sempre importante enfatizar e falar cada vez mais para que todos deem o devido valor da água em nossas vidas e de quão importante é ter consciência de como utilizar esse bem tão precioso. 

Todo dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, já falei sobre a data anteriormente (clique para ver)

A UN-Water, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), que coordena ações em assuntos sobre água doce e saneamento, anunciou o tema do Dia Mundial da Água de 2015: 'Água e Desenvolvimento Sustentável'. É sobre como a água liga todas as áreas que precisamos considerar para criarmos o futuro que queremos


Água é saúde. Lavar as mãos pode salvar sua vida.

A água é a natureza. Ecossistemas estão no centro do ciclo global da água.

A água é a urbanização. Toda semana, um milhão de pessoas se mudam para as cidades.

A água é a indústria. Mais água é usada para a fabricação de um carro do que para preencher uma piscina

Água é energia. Água e energia são amigos inseparáveis.

A água é alimento. Para produzir dois bifes você precisa de 15 000 litros de água.

A água é a igualdade. A cada dia as mulheres gastam 200 milhões hora transportando água.Nas nações em desenvolvimento a responsabilidade pela coleta de água todos os dias recai desproporcionalmente sobre as mulheres e meninas

(Fonte: http://www.unwater.org/worldwaterday/)

quinta-feira, 19 de março de 2015

Canja de galinha a la nutri

Friozinho já está chegando e nada como uma canja para aquecer!!
Ingredientes
1 sobrecoxa de galinha caipira
1 colher (sobremesa de óleo de coco
1 litro de água fervente
1/2 cebola picada
 1 dente de alho picado
1/2 xícara (chá) de arroz integral
1 batata-doce pequena picada
1 xícara (chá) de legumes variados picados (usei cenoura, salsão, talos de brócolis)
1/2 xícara (chá) de brócolis (as florzinhas)
3 colheres (sopa) de biomassa de banana verde (opcional)
1/2 xícara (chá) de ervas frescas
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: leve uma panela ao fogo alto como óleo de coco, quando estiver bem quente, coloque a sobrecoxa e vá dourando. Assim que dourar, acrescente a cebola e o alho, tempere com sal, pimenta (ainda coloquei noz moscada, uma folha de louro, uns ramos de tomilho e orégano), a gosto. Deixe refogar um pouco, acrescente o arroz, e a água. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe o arroz cozinhar, quando o arroz estiver um pouco macio (al dente) acrescente a batata-doce e os demais legumes (menos o brócolis). Assim que os legumes estiverem cozidos, coloque o brócolis e a biomassa, misture, acerte o sal e acrescente as ervas. Desligue o fogo e deixe tampado por uns 5 minutos antes de servir.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Onde comer: Restaurante Vegetariano Grindélia


A Grindélia inaugurou recentemente um Restaurante no mesmo lugar que é a farmácia de manipulação e loja de produtos naturais. A proposta é de um Restaurante Vegetariano e em maior parte Orgânico, e também atende aos veganos. Atende também aos intolerantes ao glúten e à lactose, como é no meu caso.


A maioria dos produtos (quase 90%) são orgânicos. Não fazem uso de temperos prontos, ricos em química. E usam o forno combinado, que é um forno muito bom para cozimento e manutenção de nutrientes.
mensagem deixada no restaurante
Diariamente, é colocado nas redes sociais deles o cardápio do dia, mas pode ligar lá também. Prato único do dia, com Salada, Prato Principal e Sobremesa.

No dia que eu fui, o cardápio era:
Fonte: fb da Grindélia
Avisei antes que eu ia, e elas me avisaram que poderia substituir o pepino com coalhada por alguma preparação que não iria leite. No me prato veio berinjela. Vejam:
prato principal e saladinha (ao fundo)
sobremesa
O prato é bem servido.

O restaurante funciona de segunda a sexta-feira, no horário do almoço, das 11:30 às 13:30. Para mais informações, entrem em contato com eles por telefone: 32169505