sexta-feira, 13 de abril de 2012

Arroz com feijão: boa combinação

O Arroz com Feijão é uma combinação clássica utilizada na alimentação em várias partes do mundo e está comumente presente no prato dos brasileiros. Um estudo comprovou que o feijão pode atenuar a resposta glicêmica do arroz, isto é, o uso de arroz com feijão faz com que a concentração de glicose no sangue seja menor que quando se consome apenas de arroz branco.

Essa é uma ótima notícia para aqueles que apresentam a glicêmia elevada, conhecida como pré-diabetes e para aqueles que são diabéticos. Diabetes se dá quando a glicose ("açúcar") não é bem utilizado pelo organismo, fica circulante e se eleva no sangue, levando a uma hiperglicemia. A mais comum é Diabetes do Tipo 2, que acomete geralmente obesos, em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana. Em alguns casos, faz-se necessário o uso de medicamento (prescrito por médicos) mas é possível controlar a glicêmia via alimentação e atividade física.

Algumas pessoas apresentam dificuldades em aderir a dieta, pois o diabético é desencorajado a consumir alimentos de alto índice glicêmico (que aumentam a glicose sanguínea), como as farinhas brancas e são estimulados a consumirem alimentos bom baixo índice glicêmico, como cereais integrais. O feijão é conhecido por sua propriedade funcional, por ser rica em fibras, apresentar propriedades hipoglicemiantes, baixa gordura, proteína vegetal, folato, magnésio, zinco, ômega 3 e antioxidantes. Apresenta baixo índice glicêmico em contraste ao arroz branco que pode causar elevações glicêmicas pós-prandiais prejudiciais ao organismo.

O estudo chama a atenção para o cuidado que se deve ter ao mudar a alimentação das pessoas sem valorizar os alimentos tradicionais e sugere que uma resposta glicêmica intermediária (feijão + arroz) é favorável quando comparado ao consumo do arroz branco, podendo ajudar a prevenir os efeitos nocivos das elevações glicêmicas prolongadas melhorar a adesão à dieta.

Portanto, o arroz com feijão presente em tantos pratos brasileiros é uma ótima combinação. Mas cuidado, pois o consumo em grande quantidade e o uso elevado de gordura na preparação podem ser prejudiciais ao organismo.

Dica: se você apresenta distensão abdominal e/ou formação de gases quando ingere feijão, deixe de molho em água de um dia para o outro, antes de cozinhar.

0 comentários: