quinta-feira, 12 de abril de 2012

Evento: 3º Gluten Free e 1º Zero Lactose

O 3º Glúten Free São Paulo e 1° Zero Lactose é um evento que atualiza o publico sobre a intolerância e hipersensibilidade ao glúten, trazendo não só estudos, mas também novas opções alimentícias disponíveis no mercado.

O interessante é que o evento não é só para o profissional da saúde, há uma programação para o público em geral que vive com a restrição alimentar de glúten e/ou lactose e buscam informações. 

Além de adquirir conhecimento sobre o assunto, os participantes também podem conhecer produtos sem glúten e sem lactose com os expositores do evento. 

Para mais informações acesse: http://glutenfreebrasil.com/

Para quem não conhece, o GLÚTEN é uma proteína de difícil digestão presente no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. Uma pessoa com Doença Celíaca apresenta uma intolerância permanente ao glúten onde ocorre uma inflamação na mucosa do intestino delgado, podendo levar a alteração na absorção de nutrientes. São inúmeros sintomas associados a doença celíaca, alguns deles são: diarreia ou constipação intestinal, distensão abdominal, dermatite herpetiforme, entre outros.

Já a LACTOSE, é o açúcar do leite de vaca. Sua intolerância se dá pela deficiência de lactase, a enzima que "quebra" esse açúcar. Essa intolerância pode ser adquirida em qualquer fase da vida e alguns sintomas são: diarreia, distensão e/ou dor abdominal, e formação de gases. 

Tanto para a Hipersensibilidade ao Glúten, como para a Intolerância à Lactose, o tratamento é a exclusão de alimentos fontes de glúten e lactose, respectivamente. E após essa exclusão, é importante se atentar à saúde intestinal.

1 comentários:

Pena que o evento é caro. :(