segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pipoca, rica em fibras e antioxidantes

Que a pipoca é uma rica fonte de fibras, já sabemos. Mas a notícia do momento é que é rica em antioxidantes. No estudo da Universidade de Scranton, o Professor de Química Joe Vinson, Ph.D., informou que pipoca contém mais substâncias antioxidantes, ​​chamados "polifenóis", do que frutas e legumes.


Cerca de 90% dos polifenóis estavam presentes na casca. Eles são conhecidos por inibir dano celular, já falei aqui sobre Estresse Oxidativo e Antioxidantes. Há uma série de alimentos que possuem polifenóis e outros compostos antioxidantes. 

Dr. Vinson apontou que a pipoca não pode substituir frutas e vegetais frescos em uma dieta saudável. Frutas e verduras contêm vitaminas e outros nutrientes que são essenciais para uma boa saúde, e que não estão presentes na pipoca. Além disso, não está claro o quanto desses polifenóis da pipoca são absorvidos e aproveitados pelo organismo.

O pesquisador acredita ser um ótimo lanche mas que a adição de muita manteiga e outras gorduras podem acabar com essa imagem, 43% da pipoca de microondas é gordura, em comparação com 28% se você mesmo colocar óleo no milho.

É um assunto que está sendo bem comentado, e que acredito ser um dado interessante para somatizar aos outros alimentos que apresentam antioxidantes em sua composição e entrar em nossas opções de lanche. Mas vi algumas publicações já estimulando o consumo diário deste alimento. Sugiro que tomem cuidado, uma vez que: não há certeza de quanto é absorvido; dependendo de como é preparado se torna uma fonte alta de gordura; e por se tratar de milho e apresentar seu teor alergênico. O consumo diário deste alimento pode causar uma hipersensibilidade alimentar, dependendo da pessoa. 

0 comentários: