Natalia Kodama

Nutricionista Funcional

Lanches

Opções de lanches para seu dia-a-dia.

Receitas

Receitas sem glúten, sem lactose

Antioxidantes na dieta

Previnem doenças, envelhecimento....

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Arroz com legumes

Meu arroz cheio de 🌈cor. 

Queria reforçar a importância do consumo de verduras🥬, legumes🥕 e frutas 🍎 para a sua saúde a sua imunidade. Muitas pessoas vêm com a desculpa que acabou os vegetais e não deu para ir ao mercado, ou que não deu tempo de fazer. Pois bem... essa dica é ótima😉! Tenha legumes que durem na sua geladeira (e podem até ser congelados) e faça junto com o arroz! 
Ingredientes:.
.2 xícaras (chá) de arroz cru.
.3 xícaras (chá) de legumes picados (me conta, o que tem na sua geladeira?).
.cebola em pó, alho em pó, sal a gosto (mas pode ser picadinhos).
.2 colheres (sopa) de azeite.
.4 xícaras (chá) de água.
.salsinha a gosto.
.Como eu fiz na panela de arroz elétrica, misturei todos os ingredientes e liguei a panela, e... pode fazer do mesmo jeito na panela convencional, comece com fogo alto até a água levantar fervura e depois abaixe o fogo até o arroz cozinhar e a água secar.


Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: 

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Pão de beijo ou Pão de queijo fake -- Pão de "queijo", mas sem queijo

Receitinha que faço direto, já tem varias variações aqui no blog, mas não custa sempre reforçar, não é?
Ingredientes
.1 mandioquinha média cozida.
.2 colheres (sopa) cheia de polvilho doce.
.1 colher (sopa) cheia de polvilho azedo.
.1 colher (sopa) cheia de levedura nutricional (se não tiver use 1 colher (sopa) de linhaça triturada ou flocos de aveia ou flocos de amaranto ou chia).
.1 colher (sobremesa) de azeite.
.sal a gosto.
.gergelim para envolver a bolinha a gosto e opcional.
.
.Modo de preparo: misture todos os ingredientes, até virar uma massa homogênea e faça bolinhas (rende 8 bolinhas), empane com gergelim e leve para assar em forno médio até dourar. Eu usei uma panela antigona da minha mãe que imita forno, deu super certo e você também pode colocar em tostex. Eu assei metade para o café da manhã de hoje e congelei o resto para outro dia.
.
.Eu tinha a mandioquinha cozida e guardada na geladeira, como usei ela gelada, não precisei usar muito polvilho, mas se você usar a mandioquinha quente, talvez precise de um pouco mais, ok? Mais uma receita fácil, não acharam? Marque quem precisa salvar essa receita, a dica é... crianças amam!! E adultos também😉. 


Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: 

Farofa do aproveitamento

E aí? Quem aí ama uma farofa?🙋🏻‍♀️🙋🏿‍♀️🙋🏼‍♀️ Além de gostar muito, eu acho super versátil pois podemos adicionar o que quiser lá, as vezes coloco cenoura ralada🥕, couve picadinha🌱... E você? Costuma colocar o que?

Eu, como estou nessa pegada de aproveitamento de alimentos, aproveitei o que sobrou do leite de coco caseiro que fiz e as folhas de cenoura (pasmem, bem guardadinhas na geladeira dura mais de 1 semana).

Ingredientes:
.1/2 cebola.
.1 xícara (chá) das sobras do leite de coco (mas se você não tiver, pode usar farinha de coco, flocos de aveia, flocos de amaranto).
.1 xícara (chá) de farinha de mandioca flocada.
.1/2 xícara (chá) de folhas verdes 🌱 (usei as folhas da 🥕, salsinha e cebolinha, mas você pode usar couve, só salsinha e cebolina...).
.1 colher (sopa) de azeite.
.1 colher (sopa) de manteiga.
.talos de salsinha e folhas de cenoura a gosto (e opcional).
.sal, páprica e pimenta a gosto.


Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: 

Panquequinha de grãos

Ahhh os cafés da manhã!!! Variedade é sempre muito importante, cereais integrais são sempre bem-vindos, claro que sempre pensando na individualidade! 
Ingredientes:
 (ah.. que tem bem pouquinho de farinha de mandioca também).
.3 colheres (sopa) de água.
.1 colher (sopa) cheia de tapioca.
.1 colher (chá) de azeite.
.não coloquei sal pois na minha farofinha já tinha.

Modo de preparo: coloque a mistura de sementes em uma vasilha com água, misture um pouco e aguarde uns 2 minutinhos para hidratar as sementes. Acrescente a tapioca e o azeite e misture bem. Em uma frigideira, unte com um pouco de azeite, coloque a massa, espalhe para ficar bem fininha e mantenha em fogo baixo até dourar dos 2 lados. Você pode rechear com o que quiser, tomate com queijo e orégano, ricota, algum patê, hommus, pasta de castanhas, eu coloquei tahine (pasta de gergelim) e um fiozinho de mel.


Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: 

sábado, 4 de julho de 2020

Bolo de banana e maçã #semaçúcar

Receita sucesso nas Redes Sociais!!! Escrevi sem açúcar no título, mas só lembrando que coloquei o chocolate 70% que tinha açúcar, mas como ele é opcional, a massa é sem gluten.

Lembrando também que como não tem farinha, fica um bolo mais pesadinho e... deixe assar bem pois a maçã tende a deixar o bolo mais úmido😉.

Ingredientes:.
.2 bananas nanicas🍌 grandes.
.1 maçã🍎 (descascada e picada).
.3 ovos.
.4 colheres (sopa) de óleo de coco.
.1 e 1/2 xícara (chá) de flocos de aveia.
.4 a 5 tâmaras picadas (pode substituir por uvas passas).
.1 colher (sopa) de fermento em pó.
.1 colher (chá) de canela em pó.
.chocolate 70% e lâminas de amêndoas, a gosto e opcional.


Modo de preparo: descasque e pique 1 maçã, misture com a tâmara e a canela, reserve. No liquidificador, bata os ovos, a casca da maçã, as bananas, o óleo de coco até ficar homogêneo e vá acrescentando aos poucos o flocos de aveia. Bata bem e misture a maçã picada. Acrescente o fermento, leve em uma assadeira untada e cubra com amêndoas em lâminas e chocolate 70%. Leve em forno pré aquecido a 180ºC, por uns 40 minutos ou até dourar bem.

Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: 

Lasanha de panqueca verde #semgluten

Receitinha que provavelmente eu vou refazer e ir aprimorando! Mas bastante gente pediu a receita e em forma de lasanha ficou óótima!!!
Ingredientes:
.1 xícara (chá) de espinafre🌱 (pode ser couve).
.1 xícara (chá) de água.
.2 ovos.
.1/4 xícara (chá) de azeite.
.1 alho.
.1/2 xícara (chá) de farinha de arroz integral.
.1/2 xícara (chá) de farinha de arroz branco.
.2 colheres (sopa) de amido de milho.
.1 colher (sopa) de levedura nutricional (opcional).
.1 colher (sopa) de linhaça triturada.
.1 colher (chá) de fermento em pó.
.1 colher (café) de sal.
.1 xícara (chá) de molho de tomate (faça o seu ok?).
.Mussarela de búfala a gosto, e recheio a gosto.


Para o recheio usei: 1 ricota de búfala de +- 200g, 1 cenoura pequena ralada, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, 2 colheres (sopa) de cebolinha picada, 1 colher (chá) cheia de cebola em pó, 1 colher (chá) cheia de paprica defumada, sal e pimenta a gosto. Alias, todos os temperos a gosto. Misturei tudo e pronto. Na hora de enrolar ou montar as camadas ainda usei um pouco de mussarela de búfala ralada (100g). O bom desses recheios é que não precisa refogar antes, mas o recheio fica a seu critério, carne moída, frango desfiado, shimeji refogado.


Modo de preparo: leve ao liquidificador o espinafre com a água, o alho, o azeite e os ovos. Bata bem e depois acrescente todos os secos (exceto o fermento), continue batendo até ficar uma massa homogênea. Por fim acrescente o fermento em pó, misture um pouco e pronto. Em uma frigideira, em fogo baixo, unte com azeite, despeje uma concha da massa e distribua sobre toda a superfície, quando ver que já ficou sequinha a massa, vire (eu não deixei dourar). Repita esse processo até acabar a massa. Agora te dou 2 opções: 1 é enrolar cada disco de massa com o recheio ou fazer camadas como se fosse uma lasanha, intercalando massa e recheio, massa e recheio. Por fim, dos dois jeitos, cubra com o molho de tomate, e salpique um pouco de mussarela de búfala ralada. Leve para gratinar uns 20 minutos e sirva logo em seguida.


Veredito final: ficou bem gostoso e muito saboroso. A única questão é que achei que a massa ficou um pouco quebradiça... Então, se for fazer em casa, muito cuidado ao virar a massa ou ao enrolar. Também achei que ficou melhor feita em camadas do que enrolada, ok? Espero que gostem e inspirem seu almoço.

Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: 

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Bolinhas de tostex #semgluten #vegan

Feriadinho por aqui e eu na cozinha testando receita! Esse é o meu jeito de descansar, de distrair, é uma das minhas terapias cozinhar e testar receitas... A sua também? Bora testar receitinhas que achamos na internet.



.2 colheres (sopa) de polvilho doce.
.2 colheres (sopa) de polvilho azedo.
.1 colher (sopa) de chia.
.1 colher (sopa) de flocos de amaranto.
.1 colher (chá) de azeite.
.1 colher (chá) de linhaça triturada ou farinha de linhaça.
.1 colher (chá) de levedura nutricional (opcional, mas deixa aquele gostinho de leve de queijo).
.sal e temperos a vontade.
.água o suficiente para virar uma massinha de modelar. Eu usei 4 colheres (sopa) de água.


.Modo de preparo: misture todos os ingredientes, divida em modele 2 bolinhas. Leve em um tostex (eu sei de fogão mas você pode usar o eletrico) até dourar dos 2 lados. Fica crocantinho por fora e macio por dentro, e quem quiser... pode rechear com o que quiser! 




Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: 

domingo, 7 de junho de 2020

Almondegas com cenoura

 Depois do almoço delícia 🤤🤤🤤 de hoje achei legal deixar essa #DICA aqui, que funcionou muito bem... Sabe aquela pessoa (criança ou adulto) que tem dificuldade em consumir vegetais🥬🥦🥕🍆? Sim, temos muitas pessoas, não só crianças, e fico admirada com isso (Gente🔈🔉🔊 Seu organismo precisa de nutrientes desses alimentos!!)... Aqui em casa não sofremos disso, mas eu adoro colocar vegetais em todos os prato que faço! E principalmente com a carne, que sempre tento controlar o consumo.
Faça almondegas e coloque o que você quiser, eu usei cenoura ralada, mas dá para colocar espinafre ou couve picadinhos, brócolis picadinho, abobrinha ralada e até aveia, linhaça... Use e abuse de temperos naturais.

Almondegas com cenoura

Ingredientes:
.600g de carne moída crua (usei patinho)
.1 cenoura pequena ralada
.2 colheres (sopa) de salsinha picada
.2 colheres (sopa) de cebolinha picada
.1 colher (chá) cheia de paprica defumada
.1 colher (chá) cheia de alho em pó
.1 colher (chá) rasa de sal
.1/2 a 1 xícara (chá) de molho de tomate caseiro.

Modo de preparo: misture bem todos os ingredientes, faça bolinhas. Em uma vasilha faça uma cama com molho de tomate (caseiro, tá?), coloque as bolinhas cruas mesmo, rale um pouco de queijo (usei mussarela de búfala) e leve ao forno 200ºC uns 40 minutos. Rendeu umas 15 bolinhas. 

Eu nem percebi a presença da cenoura lá. Além de ficar bonito e atrativo, não acharam? Hoje sem vídeo minha gente!!!

Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: 

domingo, 31 de maio de 2020

Tostex lowcarb, sem gluten

Receita que ganhou meu coração, por se fácil, pratica e não ir farinha (na verdade, se vai ser lowcarb ou não, você que escolhe). Já fiz essa receita várias vezes, mas postei umas 3 vezes. A primeira, já está aqui no blog (clique aqui), que fiz com vinagre e bicarbonato. As outras duas, deixo as fotos aqui para vocês...
[tostex1]       [tostex2]

Ingredientes:
.1 ovo.
.1🥄(sopa) de amêndoas trituradas (triturei na hora) [tostex1] ou sementes variadas [tostex2].
.3🥄(chá) de tahine (pasta de gergelim).
.1/2 🥄(chá) de fermento em pó.
.sal a gosto.
Modo de preparo: Mistura todos os ingredientes e hoje levei no meu tostex de fogão untado com óleo de coco ou azeite e fogo 🔥 bem baixinho (quase desligando). Assim que firmou e dourou bem pouquinho, cortei no meio, coloquei queijo de búfala e cobri com a outra metade. Voltei para o tostex (ficou só pela metade), até dourar dos dois lados.

** para o [tostex2] usei uma farofa fit que tem como ingredientes - pepita de abóbora e girassol, gergelim, linhaça dourada, chia, farinha de mandioca, azeite extra virgem e sal. Você pode pegar alguma semente, triturar e usar. 


Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: 

Torta sem gluten, com pouca massa

Aproveitar alimentos, fazer receitas simples... Em casa, eu sempre aproveito os alimentos e dessa vez, quis fazer uma receita para ninguém reclamar que uso farinha difícil, hein? hehehehe....



A ideia foi fazer uma torta, mas com pouca massa mesmo, sendo a maior parte recheio, pois hoje teve peixe assado em casa e sobrou bastante! Uma parte vai virar recheio, e outra parte vamos congelar para fazer um pirão outro dia. Mas o recheio é livre, o que sobrou aí no seu almoço de hoje?

Ingredientes:
.2 ovos.
.1/4 xícara (chá) de óleo ou azeite.
.1/2 xícara (chá) de água.
.1/2 xícara (chá) de flocos de aveia.
.1/2 xícara (chá) de fécula de batata (mas acho que amido de milho dará certo).
.1 colher (chá) cheia de fermento em pó (aquele para bolo).
.sal e pimenta a gosto. E como eu tinha raiz de açafrão da terra aqui, coloquei um pedacinho você pode colocar em pó ou não colocar..
.recheio: é livre! O que tem na sua geladeira ai? Aqui tinha peixe assado, que desfiei, usei 1 e 1/2 xícara (chá); 1 xícara (chá) de legumes congelados, mas pode ser fresco ou o resto do almoço; 1/2 xícara (chá) de ervas verdes (usei salsinha, cebolinha, orégano, e coloquei uns pedacinhos de azeitona).
Modo de preparo: É só bater os ingredientes da massa no liquidificador, colocar 1/3 da massa em uma assadeira untada, colocar o recheio e cobrir com o restante da massa. Leva ao forno pré-aquecido 180ºC até dourar um pouquinho (o meu não dourou muito), ficou uns 40 minutos.



Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: 

Torta sem gluten, de legumes

Receitinha que é sucesso na família há anos, desde que parei de comer glúten... Essa é uma variação (pois agora coloquei farinha de arroz integral) de uma receita que postei aqui em 2011 (clica aqui). 
O recheio fica por conta de vocês, na da minha tia, ela sempre coloca frango, palmito, tomate... Eu... sempre olho na geladeira e vejo o que tem para recheio...

Ingredientes:
.4 ovos.
.1 xícara (chá) de água.
.1 xícara (chá) de amido de milho.
.1/2 xícara (chá) de farinha de arroz.
.1/2 xícara (chá) de farinha de arroz integral.
.2/3 xícara (chá) de óleo.
.1 colher (sopa) de fermento em pó.
.1 colher (café) de sal.
.Para o recheio, dessa vez usei 1 abobrinha brasileira, 2 cenouras, 2 cebolas, talos de brócolis (que tava dando sopa aqui). Com o auxílio de um mandolin, cortei os legumes em fatias bem finas e refoguei (separado, mas pode juntar tudo) com azeite e sal. Na cebola, adicionei bastante orégano, salsinha e cebolinha. Mas... o recheio fica por sua conta, tá? Aqui fazemos com palmito, com ricota, com frango, com outros legumes.


Modo de preparo: só bater tudo no liquidificador. Untei a assadeira com óleo e farinha de arroz, coloquei 2/3 da massa, em seguida os legumes e o resto da massa. Por fim, salpiquei um gergelim e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC por uns 30 a 40 minutos.

Receitinha simples, não acham? Dessa vez só filmei eu montando a torta!



Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: 

terça-feira, 31 de março de 2020

Strogonoff vegetariano, sem leite

Strogonoff de shimeji, palmito e castanha de caju, bem nutritivo e saudável. PS: é vegan, e todos podem comer 😉.

PARA O CREME: 1/2 xícara (chá) de castanha de caju; 3/4 de xícara (chá) de água; .1 colher (café) de açafrão da terra; .1 colher (café) de lemon pepper (mas quem não tiver, pode usar pimenta e raspas de limão ou limão espremido); sal a gosto. Deixe as castanhas de molho em água por 4 horas, escorra a água, bata com todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme e reserve.

Ingredientes:
.1/2 cebola picada.
.1 bandeja (200g) de shimeji.
.1 e 1/2 xícara (chá) de passata de tomate (tomate e sal).
.1 vidro de palmito picado (sem a água).
.3/4 xícara (chá) do creme de castanha de caju.
.1 colher (sopa) de conhaque (ou outra bebida alcoolica).
. 1 colher (sopa) de azeite.
. sal, pimenta, salsinha e cebolinha, e outros temperos que preferir a gosto.


Modo de preparo: refogue a cebola no azeite até dourar. Acrescente o shimeji, mexa um pouco, seguido do conhaque e assim que evaporar, adicione a passata de tomate, tempere a gosto. Deixe ferver um pouco e se preciso acrescente um pouco de água. Coloque o palmito e mexa delicadamente, por último e creme de castanha de caju. Deixe ferver um pouco, desligue o fogo, acrescente a salsinha e a cebolinha e sirva🤤. 


Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: 

quarta-feira, 25 de março de 2020

Shimeji com coco aminos

Shimeji, quem tá também gosta?!? 🙋🏻‍♀️🙋🏻‍♀️... Muitos fazem a tradicional receita de shimeji, manteiga e shoyu, mas... Que tal fazer um prato igual mas um pouco mais saudável?!
Ainda temos algumas pessoas que não têm costume de fazer, só comer! Então, para essas pessoas, vejam como é fácil fazer! Bora se aventurar na cozinha?!?

Ingredientes
.1 bandeja (200g) de shimeji.
.1 colher(sobremesa) de azeite.
.1/2  colher(sobremesa) de manteiga.
.1 colher (sobremesa) de sakê (pode ser outra bebida alcoólica, lembrando que o álcool evapora).
.2 colheres (sobremesa) de coco aminos (o "shoyu" de coco, mas podem usar o shoyu mesmo).
.cebolinha a gosto.


Modo de preparo: separe o shimeji com a mão mesmo, como se fosse desfiar. Dizem que não se lava, mas confesso que gosto de passar rapidamente pela água (, nuba deixe de molho em água, pois absorve água). Use uma frigideira bem quente e siga como no vídeo, todo o processo demorou uns 10 a 15 minutos 😉.



Quem quiser acompanhar mais vídeos, receitas, publicações.... sigam as redes sociais: