terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Dia Mundial contra o Câncer, 4 de fevereiro: "Ao nosso alcance"

Como todo ano, eu abordo esse assunto que acho super importante e faz parte da minha rotina na Clínica Corp, contribuir para o bem estar do paciente em tratamento com câncer, como também prevenir tanto surgimento como o reaparecimento dessa doença. 

Mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com câncer. Cerca de 8 milhões morrem. No Brasil, o INCA estima em 580 mil casos novos da doença para 2015. Se medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas vivem nos países em desenvolvimento. 


Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer, e todo ano são lançadas campanhas para a conscientização da população [veja anos anteriores]

Esse ano de 2015 tem o título (traduzido): "AO NOSSO ALCANCE": pessoas, comunidades e governos precisam se mobilizar em torno de soluções para a questão.


Escolhas saudáveis: fazer escolhas saudáveis são componentes essenciais para reduzir as mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis. Um terço dos cânceres mais comuns podem ser evitados por meio de comportamentos saudáveis, como não fumar, reduzir o consumo de álcool, adotar alimentação rica em frutas, legumes, verduras e grãos e praticar atividades físicas regularmente. 



Detecção precoce: nem todos os tipos de câncer apresentam sinais e sintomas no início, dificultando a detecção precoce. Mas, para muitos, incluindo os de mama, do colo do útero, colorretal, da pele, oral, e alguns tipos de câncer na infância, os benefícios de abordagens sistemáticas para a detecção precoces são conclusivos, reduzindo significativamente a mortalidade e as possíveis sequelas da doença.



Tratamento para todos: é direito de todos terem acesso a tratamento de câncer eficaz e de qualidade, com serviços em condições de igualdade, independentemente do local de moradia e dificuldades econômicas.



Aumentar a qualidade de vida: Em muitas sociedades, o câncer continua sendo um assunto tabu, e pessoas vivendo com a doença estão sujeitas ao estigma e à discriminação que podem fazê-las deixar de buscar tratamento.Um dos compromissos é reduzir este estigma e dissipar mitos e preconceitos acerca da doença. Uma forte reação emocional é vivida pela maioria das pessoas no momento do diagnóstico, durante o tratamento, ao se readaptar à vida após o tratamento e na transição para os cuidados paliativos. Sobreviventes de câncer estão em risco de diminuição da qualidade de vida até vários anos após o diagnóstico, e muitas vezes têm necessidades não satisfeitas relacionadas a questões de imagem corporal, saúde sexual, função cognitiva e medo de recorrência.

0 comentários: