Natalia Kodama

Nutricionista Funcional

Lanches

Opções de lanches para seu dia-a-dia.

Receitas

Receitas sem glúten, sem lactose

Antioxidantes na dieta

Previnem doenças, envelhecimento....

sábado, 30 de novembro de 2013

Quinoa, aspargos e cenoura = prato único


Pensa em uma receita rápida, saudável, gostosa e leve... Foi o jantar de ontem!! 

Hoje passei no Pão de Açúcar e achei os aspargos com um bom preço e resolvi comprar... Essa a noite, só usei as pontas do aspargos (uns 5 cm da ponta) e deixei a parte de baixo pra fazer uma sopa, que se ficar boa... Também irei postar.

O Aspargo é rico em fibras e nutrientes. Possui asparagina, estimulando a diurese, e é rico em glutationa, um potente antioxidante, auxiliando a prevenção de doenças, como o câncer e na destoxificação do organismo, eliminando toxinas do organismo. A Quinoa, nosso alimento do ano (leia sobre o assunto) e a Cenoura, que é rica em fibras, e bem conhecida por ser rica em betacaroteno, o precursor da Vitamina A, a vitamina para deixar a sua pele da cor do verão..

Vamos a receita? 
Ingredientes
4 pontas de aspargos
1/2 cenoura picada
3 colheres (sopa) quinoa cozida
2 alhos picados
1 colher (sopa) de azeite extra-virgem
Ervas a gosto (usei salsinha, orégano e tomilho, frescos
Sal a gosto 

Modo de preparo: eu já tinha quinoa cozida que sobrou do almoço, caso você não tenha pronta, a primeira coisa a fazer é cozinhar a quinoa em água com um pouco de sal. Em uma frigideira, refogue o alho no azeite (não precisa ficar dourado), depois acrescente as pontas do aspargo picadas e a cenoura, coloque o sal, mantenha refogando e sempre mexendo até que fiquem macios. Por fim, acrescente a quinoa cozida e misture bem, desligue o fogo e acrescente as ervas. Na hora de servir, regue com uma colher de azeite. O prato é completo em nutrientes, proteína e carboidrato, pode ser acompanhado apenas com uma bela salada de folhas.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Alimentos que "parecem mas não são"

Li agora pela manhã essa reportagem na Folha de S.Paulo e achei que seria uma boa compartilhar no blog. O Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec) fez um levantamento de alguns produtos que não são exatamente o que aparentam ser. Nenhum produto apresenta irregularidades ou está em desacordo com a legislação, tampouco vão causar males à saúde. A pesquisa serve apenas de alerta ao consumidor para que preste atenção, que leia os ingredientes, para que saiba o que está comprando.

A Folha, convidou um chef de cozinha para comentar e degustar os produtos, segue abaixo:

sábado, 9 de novembro de 2013

Smoothie Verde - A Receita...

Há um tempo atrás, achei uma imagem muito legal no Facebook intitulado "GREEN SMOOTHIE FORMULA" - Fórmula de Smoothie Verde. Como estava escrito em inglês, resolvi adaptar ao português e a alguns alimentos que temos mais facilmente no Brasil. Clique Aqui para ver a imagem original.

Não tem segredo... É só seguir a fórmula:

Agora, vai um exemplo:


Base: leite de arroz
Verde: couve
Fruta: banana
Adicional para "bombar": biomassa de banana verde
- Não adocei com nada, a banana já é doce por si só!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Bifum colorido

Outro dia minha prima me disse que queria algumas receitas com Bifum... Falei pra ela que aqui no blog tinha algumas receitas [clique aqui para ver], mas que ela poderia fazer bifum com o que quisesse... Aí, hoje fui fazer minha comida para levar amanhã de almoço no trabalho, ficou tão bonito que resolvi postar aqui...


Ingredientes:
- 1 colher (sobremesa) de azeite extra-virgem
- 1 cebola pequena cortada em rodelas.
- 1 xícara (chá) de repolho roxo picado.
- 2/3 de xícara (chá) de bifum hidratado [cubra o bifum seco com água fervente, aguarde uns 2 minutos, escorra e reserve]
- 8 tomates cerejas cortados ao meio.
- sal marinho a gosto
- ervas a gosto (usei apenas salsinha dessa vez)
- 1 colher (sobremesa) semente de gergelim (esqueci de tirar foto depois que coloquei o gergelim).

Mode de preparo: em uma frigideira antiaderente, refogue a cebola no azeite, não tenha pressa, deixe dourar bem devagar. Depois de bem dourado, coloque o repolho e deixe refogar. Quando o repolho estiver cozido, acrescente o bifum, misture um pouco, tempere com sal. Desligue o fogo, acrescente o tomate cereja e a salsinha e misture. Por fim, coloque o gergelim, regue com um pouco de azeite e sirva.

Como eu disse no começo do post, é minha marmita para amanhã, mas claro que experimentei um pouquinho antes de postar. Ficou bem gostoso, e tive que me segurar para ter almoço amanhã.

Para os vegetarianos e veganos está pronto o prato, quem quiser, ainda pode adicionar quinoa cozida. Para os não vegetarianos, e quiserem comer uma proteína animal... será bem servido com um frango grelhado...