quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Alimentos que "parecem mas não são"

Li agora pela manhã essa reportagem na Folha de S.Paulo e achei que seria uma boa compartilhar no blog. O Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec) fez um levantamento de alguns produtos que não são exatamente o que aparentam ser. Nenhum produto apresenta irregularidades ou está em desacordo com a legislação, tampouco vão causar males à saúde. A pesquisa serve apenas de alerta ao consumidor para que preste atenção, que leia os ingredientes, para que saiba o que está comprando.

A Folha, convidou um chef de cozinha para comentar e degustar os produtos, segue abaixo:
MOSTARDA
No molho de mostarda, o grão pode não ser o ingrediente principal do produto, como nas receitas tradicionais, que levam os grãos, vinagre, sal e açúcar. Segundo a norma brasileira, não há percentual mínimo de mostarda a ser utilizado nesses "molhos". Alguns fabricantes incluem amido, ingrediente que pode reduzir o sabor do produto. Também apresenta mais aromatizantes e corantes.
Degustação A cor amarela é intensa, artificial e brilhante. Os sabores avinagrado e adocicado se destacam. Não apresenta a picância característica da mostarda.

MOZARELA DE BÚFALA
Queijo fresco que se assemelha à mozarela feita exclusivamente com leite de búfala. Na lista de ingredientes, entretanto, é possível constar, além desse item, leite de vaca. Não há prejuízo nutricional, mas a mudança modifica características como textura e sabor.
Degustação Tem textura mais arenosa e resistente, menos delicada. É menos elástica e pode ser menos macia ao ser derretida.

LEITE COM CHOCOLATE
Bebidas lácteas podem ser confundidas com uma simples mistura de leite integral com chocolate. Mas quando apresenta essa especificação, o produto só precisa ter 51% de derivados de leite na composição, menos do que os achocolatados. Gordura vegetal é um dos itens que podem compor o restante da fórmula, que, em alguns casos, também leva aromatizantes e corantes.
Degustação Tem sabor menos lácteo se comparado a uma mistura feita com leite integral e cacau. Sua textura é mais aquosa e o sabor, mais intenso, o que sugere adição de aromatizantes.

IOGURTE
A bebida láctea fermentada (e não o leite fermentado, como o da marca Yakult) é semelhante ao iogurte integral, mas leva menos derivados de leite em sua composição. Gordura vegetal é um dos itens que pode aparecer na fórmula, fazendo com que, em alguns casos, propriedades como cálcio e proteínas se percam.
Degustação Tem aroma artificial mais intenso, o sabor é muito doce e menos ácido do que o do iogurte "puro".

HAMBÚRGUER 'SABOR' PICANHA
A carne usada não precisa, necessariamente, ser picanha. É possível que a composição desse hambúrguer, inclusive, contenha carne de frango e proteína de soja. Fique atento ao uso de aromatizantes, conservantes e de gordura.
Degustação Além da cor pálida, o aroma e o sabor são artificiais. Apresenta sal em demasia e textura menos consistente do que a do hambúrguer cujo ingrediente principal é picanha.

LINGUIÇA 'TIPO' CALABRESA
Quando estampar a informação "tipo" calabresa, a linguiça não precisa ser feita exclusivamente de carne suína -pode conter também carne de frango e proteína de soja.
Degustação Muito salgada, com aroma intenso e artificial. A textura é menos firme que a da linguiça feita exclusivamente de carne suína e apresenta muita gordura depois de aquecida.

REQUEIJÃO
Alguns exemplares de requeijão incluem amido em sua composição. É necessário, porém, que essa adição esteja explícita no rótulo. Não causa danos à saúde, mas pode modificar sabor e textura do requeijão.
Degustação Sua consistência é mais densa do que a do tradicional. Quando provado, tem sabor acentuado de queijos mais potentes, amarelos; ao contrário do paladar fresco e delicado do produto "original".