Há um tempo atrás, postei aqui no blog sobre o 4-metil imidazol (4-MI), substância usada na produção do corante caramelo, usado na bebida. O post dizia que a Coca-cola mudaria a fórmula dos refrigerantes nos EUA (clique para ler) pois essa substância, o 4-MI, em altas quantidades, poderia levar ao câncer.
.
Agora a tarde, o Portal G1 - Ciência e Saúde postou uma tabela mostrando que as latas de refrigerante Coca-cola, vendidas no Brasil, têm a mais alta concentração dessa substância. Vide a tabela abaixo:
No final do ano passado, falei do Konnyako e suas propriedades, mas poucas pessoas sabem como preparar. Depois que virou sensação o macarrão feito deste tubérculo, muitas pessoas quiseram consumir, mas nem todas sabem como preparar.
.
Para minha grata surpresa, no almoço de hoje tivemos Konnyako. O melhor que era caseiro, tenho uma tia muito querida que faz muitas delícias japonesas e nos presenteou com o Konnyako. Para quem não conhece, tem uma textura gelatinosa e por isso, algumas pessoas podem não tolerar bem a preparação. Eu gosto!! E para quem não conhece ninguém que produz, é possível encontrar em lojas de produtos orientais.
Para quem gosta de comida apimentada e bem quente para o frio, Karê é uma ótima opção. Karê é a pronuncia japonesa para "curry", é um prato típico japonês, um ensopado de carne com legumes temperado com curry. Apesar de ser de origem indiana, o curry foi introduzido no Japão e difundido por todo o país.
Karê
1 xic (chá) de carne ou frango em cubos
2 cenouras em cubos
3 batatas em cubos
1 cebola picada
1 colher (sopa) cheia curry
1 colher (sopa) maisena
1/2 litro de água fervente
azeite
sal a gosto
salsinha a gosto
Em uma panela, coloque um fio de óleo e refogue a carne ou o frango com um pouco de sal. Acrescente a cenoura, refoque por um minutinho. Depois coloque a batata, misture e acrescente a água. Espere que a batata e a cenoura fiquem praticamente cozidas, acrescente a cebola e o curry e a maisena diluídos em um pouco de água. Espere engrossar, e os legumes ficarem cozidos. Verifique o sal e se o apimentado está a seu gosto, caso necessidade acrescente mais curry. Desligue o fogo e acrescente salsinha a gosto.
O Karê é muito bem acompanhado com um arroz branco, o Gohan. Na maioria das vezes, em casa, acrescentamos vagem picadinha, na mesma hora da cenoura, mas dessa vez não tinha vagem em casa.
Esse são os dois tipos de curry que tem em casa, um é mais ardido que o outro pela quantidade de pimenta. Então quem gosta de mais apimentado compra o da direita, quem quiser menos apimentado compra o outro.
Hoje em dia há uns tabletes prontos de karê [vide a foto] importados do Japão, com diferentes graus de ardor. Mas se você não pode com o glúten, cuidado, pois eles possuem farinha de trigo (glúten) em sua composição. A maioria das pessoas engrossam o Karê com farinha de trigo, em casa sempre usamos maizena, mas se for comer fora de casa, questione.
Vejam outras versões que postei nas redes sociais:
Outro dia fiz esse Pão de "Queijo" (coloco entre aspas pois parece de queijo mas não tem queijo) e fiquei devendo a receita para minha amiga. Como essa receita é sempre aprovada por todos, resolvi postar no Blog também... Gostaria de colocar a autoria desta receita, mas confesso que não sei. A primeira vez que comi esse pãozinho foi em 2008 em um curso em Bauru, mas encontrei sua receita no Livro: Receitas de Fácil Digestão.
Pão de Batata (que lembra pão de queijo) [ingredientes para meia receita]
2 batatas cozidas e amassadas 1 xic (chá) de polvilho doce 1 xic (chá) de polvilho azedo 1 ovo 1/4 xic (chá) de água morna (aproveito a água do cozimento da batata) 1/4 xic (chá) de óleo vegetal sal e condimentos a gosto (orégano, manjericão, alecrim, tomilho, salsinha, pimenta calabresa, alho desidratado, cebola desidratado...)
-- Junte todos os ingredientes até que vire uma massa uniforme. Faça bolinhas, e leve ao forno pré-aquecido até ficarem levemente dourados. Sirva quente. Consuma na hora, guarde na geladeira ou congele. O importante é sempre aquecer antes de comer.
Na maioria das vezes procuro colocar na massa: linhaça, gergelim, semente de girassol - todos triturados. A base do pão está ai, cabe a você fazer o tempero a seu gosto!
não sei se conseguem perceber a textura parecida com a de pão de queijo.
[ATENÇÃO!! ATENÇÃO!! Ao CADASTRAR seu email na caixa acima, você receberá um email de confirmação; clique no link para CONFIRMAÇÃO. Caso não apareça em sua caixa de entrada, procure no spam. Se não houver confirmação de email, não receberá as atualizações do Blog.]