Natalia Kodama

Nutricionista Funcional

Lanches

Opções de lanches para seu dia-a-dia.

Receitas

Receitas sem glúten, sem lactose

Antioxidantes na dieta

Previnem doenças, envelhecimento....

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Espaguete de arroz com vegetais

Sempre que vou no Bairro da Liberdade/ SP, encontro alguma coisa diferente, em uma das vezes foi esse macarrão espaguete de arroz:

Pois bem, foi aprovado e a receita veio para o blog, é claro, só não sei que nome dar, alguém me sugere?

Ingredientes
1/4 do pacote de macarrão espaguete (sem glúten)
1/2 cebola cortada em tiras
1/2 cenoura ralada em tiras
1 abobrinha ralada em tiras
1/2 pimentão vermelho cortado em fatias finas
2 folhas de acelga cortada em tiras (a parte mais firme cortei em tiras mais finas e o final da folha cortei mais grosso)
Sal, salsinha e temperos a gosto

Modo de preparo: Leve água para ferver em uma panela. Enquanto isso, em uma frigideira antiaderente grande, coloque 1 colher de sopa de azeite e refogue a cebola, depois de dourada, acrescente o pimentão e refogue. Tempere com sal e demais temperos de sua preferência, misture bem e acrescente a cenoura, a abobrinha e a acelga. Deixe refogando e coloque o macarrão na água fervente com sal e um pouco de azeite, o cozimento é bem rápido, em torno de 1 a 2 minutos (o macarrão não deve estar totalmente cozido). Passado esse tempo, tire o macarrão da água e já misture aos vegetais que estavam refogando, tempere com um pouco mais de sal e misture bem para que o macarrão incorpore bem com os vegetais. Por fim, coloque a salsinha, misture um pouco, desligue o fogo e sirva imediatamente.

Ficou muito gostoso.. Quem não achar esse macarrão [foto abaixo]. Pode fazer com bifum (macarrão de arroz) ou harussame (macarrão japonês feito de feijão).

domingo, 2 de novembro de 2014

Safras - mês de NOVEMBRO

Novembro chegou, e vamos as safras do mês... Está bem parecido com o mês passado, mas algum ou outro sempre muda, vejam:


Outras frutas que não estão na imagem, mas vamos ver esse mês nas feiras: acerola; coco verde; graviola; laranja; lima da pérsia; maçã; manga; melão; nectarina; tangerina murcot; uva thompson.

E alguns outros vegetais: abobrinha italiana; tomate caqui; brócolis; beterraba; couve de bruxelas; gobo; nabo; rabanete; palmito. Para quem não conhece o gobo, também é conhecido como bardana, rica em fibras que auxiliam na saúde e trânsito intestinal.

Nossas queridas oleaginosas estão chegando com tudo: amêndoas, avelã e nozes são ótimas fontes de gorduras saudáveis, fibras e antioxidantes. Ajudam a dar saciedade, controle de colesterol e triglicérides, auxiliam contra o estresse e saúde do cérebro.

Adoro quando encontro mais imagens das safras e assim, vou atualizando a postagem, essas foram via Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário


(Fonte: http://extras.ig.com.br/infograficos/comidaepoca/http://www.ceagesp.gov.br/produtos/epoca/produtos_epoca.pdf)
Atualizado em 13/07/2016.