terça-feira, 6 de maio de 2014

Tortinha de Batata-Doce

Esses tempos, minhas marmitas têm saído gostosas... Quando olhei para a geladeira e escolher o que fazer de marmita, vi a batata-doce assada e logo lembrei dessa receita...

Há um tempo atrás vi essa receita que chamava Salgado Maromba, a receita original ia aveia, mas como ainda não achei aveia sem glúten, adaptei e aprovei... Por isso, mostro pra vocês 2 versões, 


A primeira que eu fiz em forminhas de empadinha: 







E a segunda, que fiz para levar de marmita ao trabalho:

Os recheios, como sabem, são variados, e como na massa já tem frango, o recheio pode ser apenas de vegetais. Na primeira vez, fiz apenas com cebola, cenoura, e ervilha, refogados e bem temperadinhos (temperos naturais), dessa vez, fiz com quinoa e é a receita que vou colocar abaixo:

Ingredientes 
massa:
- 100g de frango cozido
- 50g de batata-doce cozida (a minha estava assada)
- 1 col (sopa) de flocos de quinoa
- sal 
recheio:
- 1 xic (café) de grão de quinoa
- 2 xic (café) de ervilha congelada
- 1/2 tomate picado (sem pele e sem semente)
- cheiro-verde e outras ervas a gosto
- sal e azeite a gosto.

Modo de preparo: cozinhe o frango e a batata doce (a minha já estava assada) em água com sal. Depois de cozido bata com o flocos de quinoa em processador ou liquidificador, eu usei mixer, e reserve. Cozinhe a quinoa com 1 e 1/2 xic (café) de água e sal, quando a água secar, acrescente a ervilha congelada, desligue o fogo e deixe a panela tampada. Quando estiver morno, junte o tomate e os temperos a gosto, e reserve. Montagem, coloque metade da massa em uma pequena travessa untada com azeite, coloque o recheio e cubra com o resto da massa. Regue com um fio de azeite e leve ao forno. Eu coloquei no forno elétrico por 12 minutos e pronto.

0 comentários: