sábado, 31 de maio de 2014

Bolo de laranja sem glúten, sem leite, sem ovos, será que da certo?

Pois bem, acho que a maioria das pessoas que procuram receitas sem glúten já se depararam com essa receita, minha prima compartilhou comigo há um bom tempo e me perguntei, será que da certo? Mas como achei que não daria, nem testei..

Um belo dia, resolvi testar, fiz a receita original, que você encontra aqui ou aqui

Mas não achei que tinha ficado tão bom assim.... Aí, dei meu toque, e foi super aprovado...

Ingredientes
- 200 ml de suco de laranja natural (usei 2 e 1/2 laranjas)
- 1 e 1/2 copo de creme de arroz (total de 300 ml quando você usa aqueles copos medidas)*
- 75 ml de óleo vegetal (pode usar óleo de coco)
- 2/3 de copo de açúcar demerara (150 ml)
- 1 colher (café) de farinha de chia **
- 1 col (sopa) de semente de chia
- 1 pitada de sal
- 1 colher ( sopa) bem cheia de fermento em pó
- raspas de casca de 1 laranja

Modo de preparo: bata no liquidificador o suco, o óleo, o açúcar a farinha de chia e o sal, bata por 1 minuto e vá acrescentando aos poucos o creme de arroz. Depois de bem batido, transfira a massa para uma vasilha e adicione as raspas de laranja a semente de chia e o fermento, misture delicadamente. Distribua em 12 forminhas de cupcake (fica quase cheio, sobra um espaço de quase 1 cm). Leve ia forno médio, pré-aquecido até dourarem e ao espetar o palito, ele sai seco.

Pode consumir desse jeito ou colocar uma geleia de frutas vermelhas (sem açúcar).

* na receita original elas colocam 2 e 1/2 copo e entre parenteses 300ml, para mim ficou um pouco confuso então usei 1 e 1/2 copo que no total marcam 300ml.
** na receita original elas usam farinha de linhaça, que substitui o ovo, por isso que pode-se usar a farinha de chia que faz o mesmo efeito.

obs: apesar de ter chia na composição, o consumo desse bolo deve ser moderado, uma vez que foi feito com farinha branca (mesmo que a farinha seja de arroz) e açúcar.

Atualização: 25/07/2014

Gente, no começo desse mês eu fiz a receita com suco de maracujá. Usei 1 maracujá grande, com um pouquinho de água (até dar o volume de 200ml), bati no liquidificador e coei para usar no bolo. Fiz o bolo com do mesmos ingredientes, então apenas substituir o suco de laranja pelo de maracujá, ficou uma delicia!!! 
Dessa vez, fiz uma caldinha de suco de maracujá, um pouco de açúcar (a calda ficou meio azedinha mesmo) e semente de chia (que
faz ficar na textura gelatinosa), levei ao fogo para derreter o açúcar e engrossar um pouco e joguei sobre o bolo... Olhem a foto: 

0 comentários: