sexta-feira, 12 de julho de 2013

Homus: pasta de grão de bico

Alguém aí já pensou em substituir a manteiga ou o requeijão do pão da manhã por Homus? Homus é uma pasta feita com grão-de-bico.

O grão-de-bico é uma leguminosa, rica em fibras e nutrientes. Destaca-se por apresentar o triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que por sua vez é um neurotransmissor que nos dá sensação de bem-estar. Apresenta também baixo índice glicêmico. E o tahine (pasta de gergelim) é a nossa fonte de cálcio.


Ingredientes:
1 xic de grão-de-bico
suco de 1 limão
1 dente de alho descascado
100g de tahine (pasta de gergelim)
azeite a gosto
sal e pimenta do reino moída, a gosto.


Modo de preparo: Coloque o grão-de-bico de molho em água de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra essa água e leve os grãos para uma panela, cubra com água e leve ao fogo, por aproximadamente, 50 minutos ou até que fiquem macios (se preferir, leve a panela de pressão e conte 10 minutos após chiar, desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente). Quando o grão-de-bico estiver cozido, retire do fogo, escorra a água, mas não toda. Retire as cascas dos grãos e despreze-as. Coloque os grãos, o alho, o suco de limão, o tahine o sal e a pimenta em um processador. Bata e vá adicionando água do cozimento até obter uma pasta homogênea. Pronto, sirva regado de azeite e decore com salsinha picada ou páprica picante.

Geralmente, as pessoas servem com pão sírio, mas como eu não posso comer por causa do glúten, eu como com pão sem glúten ou batata doce assada ou tapioca ou até como acompanhamento de um prato. Outro dia comi com charutinho de folha de uva.

(Fonte: http://panelinha.ig.com.br/site/receita/receita.php?id=1363)

0 comentários: