sexta-feira, 15 de março de 2013

Dormir pouco te faz engordar

Vi esse resumo de artigo e mesmo não tendo acesso ao artigo na íntegra, achei interessante postar... Aí, vi algumas postagem na internet dizendo que hoje, 15 de março de 2013 é o DIA DO SONO, fui pesquisar e não é que hoje é o Dia do Sono? Olha o site: http://www.worldsleepday.org/

Aí que decidi que iria postar hoje, nem que fosse nos últimos minutos do dia: "Impacto do sono insuficiente no gasto de energia total do dia, ingesta alimentar e ganho de peso."

fonte da foto
Estudaram 16 adultos e quantificaram o efeito no gasto e consumo de energia em 5 dias mal dormidos, o equivalente a uma semana de trabalho, em comparação a um grupo de sono adequado. O sono insuficiente levou a um ganho de quase 1kg.

Os pesquisadores encontraram que um sono insuficiente aumenta a o gasto energético por cerca de 5%, mas aumenta também o consumo de energia, além do que deveria para manter o balanço energético.Parece que o sono insuficiente ativa a vigília em nosso organismo e por uma adaptação fisiológica, a ingestão de alimentos aumenta para fornecer energia necessária para manter o estado de vigília. Ainda, quando o alimento é de fácil acesso, a ingestão supera o necessário, e na maioria das vezes são alimentos gordurosos e carboidratos.

Concluíram que o sono desempenha um papel chave no metabolismo de energia, sendo que o sono insuficiente pode contribuir ao sobrepeso e obesidade.

Vamos dormir então? Boa noite!!

(Fonte: http://www.pnas.org/content/early/2013/03/06/1216951110.abstract?sid=f8474205-ed4c-434f-b322-36a355218b15)

0 comentários: