Natalia Kodama

Nutricionista Funcional

Lanches

Opções de lanches para seu dia-a-dia.

Receitas

Receitas sem glúten, sem lactose

Antioxidantes na dieta

Previnem doenças, envelhecimento....

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Abacate: Mousse de Abacate com cacau

Ultima receita com o abacate. Vamos aproveitar para unir o útil ao agradável, e preparar uma receita doce -- Mousse de Abacate com cacau.
O abacate, pelo potencial anti-inflamatório, pode contribuir a redução de celulite e reduz sintomas de TPM. Então, mulheres, sabe aquele dia em que está louca por um doce? Façam esse mousse...

1/2 abacate
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (café) de canela em pó
1 colher (sopa) rasa de mel

Bata tudo no liquidificador e leve para gelar. Quando estiver gelado, sirva.

Caso queira que fique mais escurinho, adicione mais cacau.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Abacate: Maionese/ Patê

Mais uma receitinha rápida, onde a base é Abacate.

Chamem como quiserem, Patê ou Maionese de Abacate. Ótimo substituto para margarina, cream cheese, requeijão, maionese de seu pão. Assim você substitui a qualidade da gordura que está utilizando no seu café da manhã ou lanche.

1/4 abacate
1/4 de limão espremido
folhas de hortelã, a gosto
sal a gosto

Bata tudo no liquidificador ou com um mixer e pronto, sirva com alguma torrada ou biscoito.

Ainda é possível fazer algumas variações, como trocar o hortelã por outra erva (salsinha, orégano..), ou mesmo deixa-la de usar; adicionar azeitona; use sua imaginação....

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Abacate: Receita de Guacamole

Ganhamos alguns abacates, ai resolvi escrever um pouquinho sobre essa fruta que gosto bastante e mostrar algumas opções de receitas com abacates.

O Abacate é rico em gordura monoinsaturada e vitaminas lipossolúveis (A, E, D), considerada anti-inflamatória; rica em antioxidantes; contribuir para redução de colesterol; reduzir risco de doenças cardiovasculares; normalizar níveis de glicose no sangue.

O maior produtor de abacate, no mundo, é o México. Por isso, a primeira receita é o Guacamole!!

1 abacate maduro
1 tomate picado (sem semente)
1/2 cebola roxa picada
1 pimenta dedo de moça (sem semente)
1 limão espremido
sal a gosto.

Modo de preparo: pique o abacate e amasse grosseiramente; junte o tomate, a cebola, a pimenta picados; e misture. Adicione o limão e o sal, misture e está pronto. Sirva com tortilhas.


Olhem o que acontece quando faço guacamole em casa:
Uma foto publicada por Nutricionista Natalia Kodama (@nutrinataliayk) em


atualização abril/16

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Bolo de Castanhas (sem glúten)

Vi essa receita há um tempo atrás, tinha testado e já tinha dado certo, porém, achei que tinha ficado muito doce e dessa vez reduzi o açúcar e continuou uma delícia. Como sempre, fiz minhas adaptações pois na Receita original  tinha glúten...

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Refrigerante diet X Depressão


A Academia Americana de Neurologia (AAN) divulgou, essa semana, no 65º Encontro Anual (San Diego) um estudo que sugere um aumento no risco do adulto desenvolver depressão, associado ao uso de bebidas açucaradas, especialmente as diet.

O estudo relatou que pessoas que bebem mais de 4 latas ou copos de refrigerante, por dia, tinham 30% mais chances de desenvolver depressão, do que aqueles que não bebiam refrigerante. O risco parece ser maior para as pessoas que bebiam refrigerante diet aos que consumiam refrigerante normal, e os que consumiam chá diet aos chá gelado normal.

"Nossa pesquisa sugere que cortar ou diminuir as bebidas diet ou substituí-las com café sem açúcar pode, naturalmente, ajudar a diminuir o risco de depressão" disse o autor do estudo Honglei Chen, MD, PhD. E completa: "Mais pesquisas são necessárias para confirmar estes resultados."

Como foi dito, mais estudos serão necessários para comprovas, mas acho que isso já nos aviso para refletirmos o que estamos bebendo e e suas consequências. E segundo Chen: "Bebidas açucaradas, café e chá são comumente consumido em todo o mundo e têm importantes consequências física e pode ter conseqüências na saúde mental"

(Fonte: http://www.aan.com/press/index.cfm?fuseaction=release.view&release=1128)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Satisfeito: movimento de combate à fome de crianças e ao desperdício de alimentos

Acabei de encontrar ver no site o Yahoo! esse Movimento e achei bem legal divulgar aqui...
.
Satisfeito: é um movimento de combate a fome de crianças e ao desperdício de alimentos através de uma ação conjunta entre pessoas, restaurantes e organizações que alimentam crianças pelo mundo.

Ao invés de eu ficar escrevendo, assistam o vídeo bem interessante.

para mais informações, acessem: http://www.satisfeito.com/#/

Pelo que percebi, só alguns restaurantes de São Paulo participam, mas quem sabe se a gente não divulgar mais, outras cidades aderem... 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Receita rápida com broto de feijão e bifum

Quer um prato fácil, saudável e gostoso? Nada como começar o ano e melhorar cada vez mais nossa alimentação.

Broto de Feijão, conhecido como Moyashi, é tão nutritivo quanto o grão de feijão, visto que concentra minerais como potássio, fósforo e cálcio, além das vitaminas do complexo B e vitamina C; de baixo teor calórico e rico em fibras. Junto ao moyashi, meu alimento curinga, bifum.


Bem, vamos para a receita:

1/4 de cebola picada
3 unidades de vagem picada
3/4 de xícara de moyashi crú
1/2 cenoura ralada
1 punhado de bifum (quando hidratado chega a 1/2 xic)
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de shoyu macrobiótico

Hidrate o bifum, cubra o bifum com água fervente, espere uns 2 minutos, escorra e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente a vagem e refogue por mais um tempo, depois acrescente o moyashi, mexa e coloque o shoyu. Quando o moyashi murchar um pouco, acrescente a cenoura e logo em seguida o bifum escorrido. Mexa bem para encorporar os legumes, o tempero no bifum e está pronto. Sirva na hora.

Ainda é possível variar, colocando gengibre ralado no final ou algum tipo de carne para quem preferir.