sexta-feira, 30 de março de 2012

A Hora do Planeta 2012

O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases, sobretudo o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar. 

As conseqüências do aquecimento global podem ser sentidas em diferentes partes do planeta como  eventos de extremos climáticos (furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca ou deslizamentos de terra). Além disso, os cientistas hoje já observam o aumento do nível do mar por causa do derretimento das calotas polares e o aumento da temperatura média do planeta. Em alguns casos, países inteiros poderão ser engolidos pelo aumento do nível do mar e comunidades terão que migrar devido ao aumento das regiões áridas. 

Em preocupação sobre os efeitos do aquecimento global a Rede WWF promove A Hora do Planeta, que consiste em apagar as luzes durante 60 minutos. Esse evento ocorre todo último sábado do mês de março que neste ano é dia 31 de março e o horário é das 20h30 às 21h30. Participe fazendo o mesmo.

102 cidades brasileiras irão participar e em Rio Preto as luzes do Lago 2 da Represa Municipal serão desligadas nesse horário, durante o apagão haverá uma reunião à luz de vela em que todo o público poderá participar.

Evitar o desmatamento e procurar alternativas de produção de energia são algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir essa agressão ao planeta. Clique no link: Faça a sua parte e reveja suas atitudes para minimizar esse impacto.

0 comentários: