domingo, 3 de agosto de 2014

Batata Rosti

Ingredientes para a batata:
3 batatas (médias) inglesas
1 batata-doce (média)
3 colheres (sopa) de linhaça triturada
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: leve água para ferve (o suficiente para cobrir as batatas); coloque as batatas e deixe cozinhando por 15 minutos. Depois de cozidos, retire da água, e nas receitas originais mandam deixar 12h na geladeira. Como não me programei antes, deixei 1h no congelador. Depois passe pelo ralador (ralo grosso), coloque a linhaça triturada, e tempere com um pouco de sal e pimenta. Misture delicadamente (senão vira um purê) e reserve. 

Recheios: você pode usar o que quiser, pode colocar ricota com espinafre (para quem pode com leites); queijos de vaca ou búfala; frango desfiado; brócolis; atum;  carne moída.... Use sua imaginação... A receita do recheio de hoje, está no final do post.

Montagem
1- Pincele uma frigideira pequena com 1 colher (sobremesa) de azeite.
2- Coloque 1/4 das batatas.
3- Coloque 1/2 do recheio.
4- Cubra com 1/4 das batatas. 

Tampe e deixe por uns 3 minutos em fogo baixo. Quem tiver outra frigideira do mesmo tamanho, pincele com azeite, junte as frigideiras e vire rapidamente para que a batata passe para a outra frigideira, leve ao fogo tampado por mais 3 minutos e está pronto. Como eu não tinha outra frigideira, virei em um prato e passei para a mesma frigideira, para dourar o outro lado (me desculpem, faltaram as fotos). Faça o mesmo com o resto das batatas e recheio.  Pronto, receita para duas pessoas, sirva com uma saladinha verde...

Recheio de hoje:
Ingredientes: 4 shitakes desidratados; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (sopa) de saquê (pode ser outra bebida alcoólica); 1 cebola picada; 2 tomates picados (sem pele e sem semente); 2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde; 100ml de água; 2 xícaras (chá) de folhas verdes (usei folhas de brócolis e de salsão); sal, pimenta e ervas a vontade.
Modo de preparo: hidrate os shitakes por 10 min em água morna (ou até que fiquem macios o suficiente para picar). Pique e leve para uma panela com o azeite, o shitake absorve o azeite e fica bem saboroso, refogue por alguns instantes, e adicione o saquê. Assim que secar (é rápido), acrescente a cebola e refogue até dourar. Acrescente os tomates, a biomassa de banana verde, 100ml de água, o sal e temperos, tampe a panela e deixe cozinhando até que os tomates derretam. Adicione as folhas verdes, esperem murchar, desligue o fogo e reserve. 

0 comentários: