terça-feira, 13 de maio de 2014

Escondidinho de shitake e purê de cenoura com batata

Marmitinha saindo....


ESCONDIDINHO DE SHITAKE COM PURÊ DE CENOURA COM BATATA...

Ingredientes:
- 1 cenoura (média)
- 1 batata (media)
- 1 talo de salsão (ou folhas)
- 1/4 de cebola
- 1 folha de louro
- 2 cravos
- sal a gosto

Recheio:
- 1/4 de cebola picada
- 1 col (sopa) de azeite
- 1 talo de salsão
- 3 shitakes (usei seco, mas pode usar o fresco e variar tipo de cogumelo)
- 4 col (sopa) de molho de tomate caseiro (pode usar 1 tomate picado sem pele e sem semente)
- 1 concha da água do cozimento dos legumes
- 1 cubo de biomassa de banana verde (veja como fazer)
- sal e temperos a gosto

Modo de preparo: leve para ferver 500ml de água, enquanto isso, pique grosseiramente todos os ingredientes e espete o cravo com o louro na cebola. Coloque a cebola, o salsão e a cenoura na água fervente, tempere com sal e deixe ferver por uns 10 minutos. Após esse período, retire 1 concha dessa água e coloque em uma vasilha com os shitakes (para hidratar). Volte aos legumes que estão cozinhando e acrescente a batata e deixe cozinhando em fogo baixo até que os legumes fiquem macios. Quando estiverem macios, retire a batata e a cenoura e amasse tudo junto (pode bater com mixer para ficar mais homogênea), prove o sal, acrescente 1 col (sobremesa) de azeite, e reserve.
Para o recheio, despreze a água que o shitake ficou hidratando, pique o shitake e leve ao fogo em uma panela com o azeite. Refogue um pouco, e acrescente a cebola e o salsão, espere dourar e adicione o molho de tomate, a concha da água do cozimento dos legumes e o cubo de biomassa de banana verde. Espere a biomassa descongelar e engrossar o caldo (se necessário, pode adicionar mais água), e pronto, fica bem cremoso.
Unte a vasilha com azeite, coloque o shitake e por cima, o purê. Eu ainda coloquei umas amêndoas picadinhas e levei ao forno até dourar, uns 15 minutinhos no forninho elétrico. Delícia!!

0 comentários: