Natalia Kodama

Nutricionista Funcional

Lanches

Opções de lanches para seu dia-a-dia.

Receitas

Receitas sem glúten, sem lactose

Antioxidantes na dieta

Previnem doenças, envelhecimento....

terça-feira, 29 de abril de 2014

Arroz de forno

Fiquei pensando se postava ou não postava essa receita... Mas depois que minha marmita (Salada de quinoa II) de outro dia fez o maior sucesso em acessos, resolvi postar meu Arroz de Forno...

Sabe aquele dia que está com preguiça ou que a geladeira está cheia de sobras de comida? Junte tudo e coloque no forno! Ficou gostoso e bonitinho, não ficou?

Ingredientes
- 2/3 de xic (chá) de arroz cozido (usei arroz japonês pois é o que tinha em casa, mas pode usar arroz integral, melhor ainda)
- 1 col (sopa) de farinha de chia ou linhaça (pode ser a semente triturada)
- 1 xic (café) de água [50ml]
- cheiro-verde e sal a gosto

Para o recheio usei:
1/2 cebola picada
1/2 cenoura ralada
2 col (sopa) de milho (que já estava refogado)
3 shitakes (cogumelos) secos
1 col (sopa) de azeite
temperos a gosto (usei sal, orégano, cheiro-verde, pimenta do reino, noz-moscada)

Modo de preparo: primeiro de tudo, coloque os shitakes de molho em água (em temperatura ambiente). Enquanto isso, misture o arroz, com a farinha de chia ou linhaça, água, temperos, misture bem e reserve. Retire os shitakes da água (vão estar um pouco hidratados, para cortar, mas não totalmente moles), leve à panela com o azeite e acenda o fogo. Vocês vão observar que o shitake irá absorver o azeite, o que lhe dará um gosto bem gostoso, se necessário, acrescente um pouco de água para deixar o shitake mais macio. Depois de 2 a 3 minutos refogando o shitake, acrescente a cebola, e deixe refogar um pouco. Acrescente o milho, a cenoura e os temperos, deixe a cenoura murchar um pouco e está pronto.

Montagem: unte uma vasilha pequena de vidro com azeite, acrescente metade do arroz (o arroz ficará como um pouco grudento pois a farinha absorve a água), coloque o recheio e por fim, a outra metade do arroz. Leve ao forno pré-aquecido, fogo baixo, por uns 15 a 20 minutos, ou até que comece a  ferver, como tudo já está cozido, não precisa ficar muito tempo e se preferir, pode usar o forninho elétrico. Esse eu levei de marmita e depois esquentei no forninho elétrico.

No preparo desse prato, muitas coisas são variáveis como o tipo de arroz e o recheio utilizado, use sua imaginação para fazer o recheio que quiser e com o que tiver na geladeira, e bom apetite!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Salada de quinoa II

Ontem postei no Instagram a saladinha de quinoa que levei de marmita do almoço... Achei legal postar para que as pessoas tenham opções para saladas se de como usar a quinoa, que é um alimento rico em proteína vegetal!!!
Fiz a quantidade para uma pessoa, eu fiquei tão saciada que acabei não comendo tudo....


Ingredientes:
- 1 xic (café) de grão de quinua/ quinoa
- 1 cenoura (peq) ralada
- 1/2 pepino japonês ralado
- 3 talos de salsão (peq) picados com as folhas
- sal, azeite, cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo: lave os grão de quinoa e leve para cozinhar com 1 e 1/2 xic (café) de água e uma pitada de sal, deixe cozinhar em fogo baixo até a água secar, desligue o fogo e deixe tampado enquanto prepara os outros alimentos. Rale a cenoura e o pepino, pique o salsão, misture tudo e tempere. Por último, misture os grãos e leve para gelar. Quem gostar, ainda pode temperar com limão.

Ótima opção para vegetarianos, rica em fibras, nutrientes, fitoquímicos e ótimo para saciedade!!! 

Para mais receitas com quinoa, clique aqui.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Safra - Mês de ABRIL

Gente, me desculpem... Há mais de 1 mês que não posto nada no blog! Confesso que em muitas vezes as redes sociais são mais rápidas como forma de compartilhamento. 

Bem, como todo o mês, estou colocando no blog as Safras do Mês, quais verduras, legumes e frutas que estão na época e consequentemente estão mais saborosos e ricos em nutrientes.

Estava compartilhando as imagens que o CRN-3 postava no facebook, mas esse mês não estou achando mais a fanpage, por isso, resolvi pegar a imagem do ano passado, e comparar com a tabela do Ceagesp.


São realmente, esses vegetais que estão na imagem, o que muda são só os tipos de algumas frutas, como por exemplo, na imagem vocês veem Banana, mas as variedades banana maçã e banana nanica que estão na época, assim como a maçã gala, o mamão formosa e o maracujá doce. 

Bem.. eu sempre descrevo um pouco sobre alguns dos vegetais da época, hoje vou falar um pouco da Pitaya, que eu já conheço há um bom tempo, mas ainda vejo que muitas pessoas nunca experimentaram. Na imagem do CRN-3, do lado esquerdo, vocês veem a pitaya que é clara por dentro, mas também temos uma que é bem rosa por dentro, vejam na imagem (desculpem, ela não está muito boa, tirei ela há um tempo):


Conhecida também como fruta do dragão, potente antioxidante, que faz com que tenha propriedades antienvelhecimento e prevenindo uma série de doenças, dentre elas o câncer. 

Levemente adocicada, vem sendo utilizada para emagrecimento, acredito que pela fonte de fibras com efeito sacietogênico. 

Uma foto publicada por Nutricionista Natalia Kodama (@nutrinataliayk) em

Adoro quando encontro mais imagens das safras e assim, vou atualizando a postagem, essas foram via Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário



(Fonte: http://www.ceagesp.gov.br/produtos/epoca/produtos_epoca.pdf)

Atualização abril/2016; 13/07/2016.