terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Dia Mundial contra o Câncer, 4 de fevereiro: "Desbancando os Mitos"


Já virou tradição eu postar anualmente sobre o Dia Mundial do Câncer (vide anos anteriores). Acho importante nos preocuparmos sobre o assunto e esclarecer dúvidas sobre o assunto.


Com o sucesso da campanha do ano passado, esse ano a ideia é a mesma: reduzir o estigma e acabar com os mitos sobre o câncer, sob o slogan "Desbancar os mitos".

MITO 1: "Não precisamos falar sobre o câncer". A verdade: Enquanto o câncer pode ser um assunto difícil que enfrentar, principalmente em algumas culturas; lidar com a doença abertamente pode melhorar os resultados a nível individual, da comunidade e na política. Conversar com familiares, amigos e conhecidos pode aliviar os sentimentos envolvidos na descoberta da doença. 

MITO 2: "Não há sinais ou sintomas do câncer". A verdade: Para muitos cânceres há sinais e sintomas que servem de alerta, e os benefícios da detecção precoce são indiscutíveis. Não se conhece todos os sinais e sintomas para todos os cânceres, o importante é sempre prevenir e fazer os check-ups.

MITO 3: Não há nada que possa fazer sobre o câncer. A verdade: Há muito a ser feito, tanto individual como comunitário, com as estratégias certas é possível prevenir 1/3 dos cânceres mais comum. As condições e estilo de vida e trabalho influenciam na saúde. Estimular um estilo de vida mais saudável em casa e no trabalho, como melhorar a alimentação, praticar uma atividade física, reduzir bebida alcoólica, não fumar são atitudes a serem tomadas. O cuidado com as infecções também é importante pois alguns cânceres estão relacionados com infecções.

MITO 4: Eu não tenho direito ao tratamento do câncer. A verdade: Toda a população tem direito a ter acesso ao tratamento e serviços eficazes contra o câncer em termos de igualdade, sem sofrer privações.