quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Você sabe escolher seu azeite?

imagem retirada do Jornal Folha S.Paulo
Hoje vi algumas reportagens no Jornal Folha de S.Paulo que achei interessante, resolvi repassar algumas informações que lí... Você sabe escolher um bom azeite, na reportagem eles dão algumas dicas que eu sempre uso, portanto, segue abaixo: 

COMO ESCOLHER
Garrafa: Vidro escuro é melhor. O azeite tem componentes que o oxidam quando expostos à luz.

Prefira as menores: Quanto mais tempo a embalagem fica aberta e em contato com ar, mais rapidamente o azeite se degrada; procure consumi-lo em 3 ou 4 semanas.

Tipo: Extravirgem é a melhor opção. Os tipos virgem e azeite de oliva são resultados de seguidas prensagens ou de processos químicos, o que compromete seu frescor e altera suas propriedades. O extravirgem tem acidez de até 0,8%; o virgem, de até 2%; e o comum, acima de 2%.

Data: Prefira os mais próximos da data de fabricação Azeites frescos têm mais qualidades nutricionais e menos acidez; prefira lotes com até seis meses de envase.

Acidez: Quanto menos ácido, melhor. Por lei, azeites extravirgens não podem ter mais de 0,8% de acidez; qualquer valor acima desse limiar indica um azeite de menor qualidade. Eu geralmente indico acidez abaixo de 0,5%. 

Origem: "Envasado na propriedade X" é melhor do que "envasado no país X". Quanto mais informações sobre a produção e sua origem constarem da embalagem, mais confiável deverá ser o produtor.

Cor: Verde ou dourado? Dê mais atenção à limpidez: se o azeite for filtrado e estiver turvo, há algo errado.

Preço: Atenção às pechinchas. Preço estratosférico não significa qualidade superior, mas pechinchas podem indicar manipulações: é caro produzir azeite extravirgem genuíno. 


imagem do site Oliva.
Além de estarmos atentos a todas essas informações, algumas fraudes podem ocorrer. A Oliva (Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliva) implementou um programa de monitoramento da qualidade dos azeites comercializados no Brasil, que consiste em coletar e analisar os azeites disponíveis no mercado, identificar e divulgar as marcas irregulares. No link, você encontrará uma lista com os azeites e outras informações: AZEITES DE OLIVA IRREGULARES

0 comentários: