quarta-feira, 19 de junho de 2013

Geleia de frutas vermelhas sem açúcar


Pode falar, ficou bonita minha geleia, não é? Bonita e gostosa também! Já falei dos benefícios das frutas vermelhas (clique aqui para ver), hoje fiz um teste e não usei açúcar. Anotei a quantidade que usei mas a quantidade pode variar conforme sua vontade.

Ingredientes:
1 maçã pequena
100 mL de água
1 polpa de morango (congelado, aquelas polpas para suco)
10  uvas passas
3 cravos
1 pedaço de canela em pau
15 unidades de mirtilo
10 unidades de amora
1 colher (chá) de óleo de coco

Modo de preparo: pique, em pedaços bem pequenos, a maçã (usei orgânica e com casca), se preferir pode ralar. Em uma panela, junte a maçã, a polpa de morango, a água, as uvas passas (orgânicas), os cravos e a canela, leve ao fogo, assim que a polpa descongelar e começar a ferver, conte 10 minutos. Após esses 10 minutos fervendo, retire o cravo e a canela (pois se deixar para o final terá dificuldade em acha-los) e acrescente o mirtilo e a amora. Mantenha no fogo até que chegue na textura de geleia, vá mexendo de vez enquanto. Quando desligar o fogo, acrescente o óleo de coco.

Quem preferir, pode bater com mixer ou liquidificador, mas como eu gosto de ver os pedacinhos, deixei assim. Pensei em uma outra sugestão, ao invés de usar água, talvez seja interessante usar suco de uva integral. Ainda você pode adicionar semente de chia para aumentar o teor de fibras e nutrientes.

obs: para os diabéticos, cuidado, apesar de não ter açúcar na receita, há o açúcar da fruta. Em alguns, pode alterar a glicêmia, consulte sua nutricionista.

0 comentários: