quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Lanche: suco de melancia com gengibre e quinoa

Por muitas vezes, vi em cardápios Suco de Melancia com gengibre, mas nunca havia experimentado. Ontem, abrimos uma melancia e resolvi experimentar. E não é que o sabor é bem agradável? Lógico que teria que complementar com alguma fibra.


Suco de Melancia com quinua e gengibre

1 fatia média de melancia
1 col (café) de gengibre picado
1 col (sopa) de flocos de quinua



Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma na hora. Se preferir você pode alterar o flocos de quinua por flocos de amaranto, ou linhaça dourada, ou gergelim, ou qualquer outra fonte de fibra que lhe agrade. Não há necessidade de açúcar.


Como o de costume, abaixo uma breve descrição de cada ingrediente:

Melancia: fruta de sabor adocicado bastante consumida no Brasil. Função diurética. A presença de licopeno em sua composição lhe garante uma função antioxidante. 

Quinoa: nosso cereal já citado outras vezes, rico em fibras e aminoácidos (que formam a proteína). As fibras apresentam diversas funções como: dar saciedade, reduzir colesterol e glicemia, estimular funcionamento intestinal, entre outras. 

Gengibre: potente antioxidante, também usado em casos de náuseas e vômitos. Estudos sugerem associação positiva do uso de gengibre ao tratamento do câncer, osteoartrites, enxaquecas, tem função antineoplásicoanti-inflamatório, e uma vez antioxidante, previne o envelhecimento e o desenvolvimento de diversas doenças.