quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bolo de Chocolate, sem gluten, sem leite, sem ovos

Esses dias fiquei morrendo de vontade de comer bolo, e de chocolate! Como sempre, comecei a procurar uma receita sem glúten e sem leite pela internet. Um blog que acompanho é a da Cláudia Marcelino, que tem um filho com autismo. O autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento, e há uma relação entre a dieta sem gluten e sem leite com a melhora da qualidade de vida desses indivíduos. Quem se interessar, em seu  Blog, Cláudia Marcelino postou alguns vídeos de seu filho mostrando seu comportamento quando faz um dieta restritiva e quando não faz.

Achei essa receita de Bolo de Chocolate  bem interessante, que além de não conter glúten e leite, também se faz sem ovos. Algumas pessoas podem ter alergia a ovos o que torna esse bolo bem mais interessante. Eis a receita:

Ingredientes: 1 potinho de purê de maçã para bebês; 1/3 de xícara de água; 1/3 de xícara de óleo; 1 colher das de sopa de baunilha; 1/2 xícara de chocolate em pó; 1 e 1/4 de xícara de açúcar;  1 e 1/3 de xícara de farinha de arroz; 1/4 de colher de chá de sal; 1 colher de chá de fermento em pó.

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180º C. Na vasilha da batedeira, bata a papinha de maçã, a água, o óleo, a baunilha, o chocolate em pó e o açúcar até ficar uma mistura homogênea. Adicione a farinha, o sal e o fermento, bata em velocidade baixa para formar uma massa homogênea. Coloque sobre uma assadeira untada (usei uma para pão) e leve ao forno por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, este saia limpo. Sirva puro ou acompanhado de uma calda.

Realmente ficou muito gostoso e aerado! Minhas amigas aprovaram, até mesmo aquelas que pegam no meu pé por acharem que todas as comidas sem glúten e sem leite não são gostosas..