quinta-feira, 9 de maio de 2013

Seguir as recomendações para prevenção de Câncer aumentam a longevidade

Estudo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition sugeriu que indivíduos que seguem as recomendações, da World Cancer Research Fund e American Institut of Cancer Research (WCRF/AICR), sobre dieta, atividade física e controle de peso para a prevenção do câncer, aumentam significativamente a longevidade.




Em 2007, a WCRF/AICR publicou um relatório com recomendações sobre alimentos, nutrição e atividade física voltadas para a redução do risco de câncer, baseada em uma revisão de evidências. O objetivo do estudo foi investigar se essas recomendações contribuem para reduzir a mortalidade.

O estudo incluiu 378.864 participantes de países europeus. Foram coletadas informações dietéticas, antropométricas e de estilo de vida, e pontuados segundo as recomendações da WCRF/AICR. A pontuação máxima para homens era 6 e para mulheres 7, sendo que as pontuações mais altas indicam maior concordância com as recomendações.

Após acompanhamento médio de 12 anos, foram identificados 23.828 mortes. Os participantes com maiores pontuações (5-6 em homens e 6-7 em mulheres) tiveram um risco 34% menor de morte quando em comparação com participantes com baixas pontuações. A maior pontuação também foi associada com o risco diminuído de morrer de câncer, doenças circulatórias e respiratórias.

Por isso, orientações de alimentação saudável não serve só para um ou para outro, serve para todo mundo que queira prevenir qualquer tipo de doença e procura longevidade.

Para quem estiver interessado são 7 recomendações e 2 recomendações especiais. Que é possível ver neste link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_atividade_prevencao_cancer.pdf


0 comentários: