quinta-feira, 18 de abril de 2013

Se alimentar distraído pode contribuir ao ganho de peso

Pode ser um tema que muitas pessoas estão cansadas de ver, mas a cada dia que passa vejo mais pessoas  mastigando rápido, se alimentando na frente da televisão ou usando a internet. Por isso, não custa reforçar: "Se alimentar distraído pode contribuir ao seu ganho de peso". Então, para aquelas pessoas que querem perder peso, comessem mastigando muito bem e comendo de forma calma e sem pressa.


A ideia de escrever sobre isso, veio de uma publicação que vi no site da Faculdade de Harvard que explica o que ocorre ao se alimentar distraído e dá dicas para mudar isso.

Chamam atenção a dois tópicos: 
- Se você não prestar atenção na refeição que está fazendo, tenderá a comer mais nessa refeição. 
- Prestar atenção a uma refeição está ligada a comer menos nas próximas refeições.

Depois que você começa a comer, demora 20 minutos para o cérebro começar a iniciar o envio de "estou cheio" ou "não tenho mais fome", com esses sinais o apetite acaba. Se você comer com pressa ou não prestar atenção, não há a liberação desses sinais e você tente a comer mais do que precisa. Além disso, se você não está consciente do que está comendo, essa informação não fica armazenada em sua memoria. Sem a lembrança de ter comido, você fica propenso a comer mais cedo do que comeria se tivesse feito uma refeição consciente.

Por isso, tenha uma ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE! Tenha consciência do que está acontecendo dentro e em torno de você no momento. Perceba as cores, cheiros, sabores e textura de seu alimento, sem se distrair com televisão ou internet. Se a alimentação consciente é um novo conceito para você, comece gradualmente. Dicas:

. Coma pelo menos uma refeição por dia de uma forma mais lenta, mais atento. 
. Ajuste um despertador de 20 minutos, e tenha esse tempo para comer uma refeição de tamanho normal.
. Tente comer com a mão não-dominante, se você for destro, segure o garfo com a mão esquerda ao levantar alimento para sua boca.
. Coma em silêncio por cinco minutos.
. Dê pequenas mordidas e mastigue bem.
. Antes de abrir a geladeira ou armário, respire e pergunte a si mesmo: "Estou realmente com fome?"

Além de reduzir a sua ingestão calórica diária, ao prestar atenção no que está colocando em sua boca, você estará mais propenso a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

0 comentários: