No Dia Internacional da Mulher: Chocolate




8 de março, Dia Internacional da Mulher! 
Mulheres, Parabéns! 




Quando pensamos em mulher e alimentação, logo vem em minha mente a procura por alimentos que previnem o envelhecimento. O envelhecimento é uma resposta ao Estresse oxidativo, com a formação de radicais livres.

Para retardar o envelhecimento, devemos consumir substâncias antioxidantes, como vitaminas, minerais e compostos fenólicos. Hoje, um exemplo de alimento é o Cacau. Sim! O cacau, ingrediente essencial na elaboração de chocolate, é uma fonte com grande capacidade antioxidante.


O chocolate é obtido a partir da mistura de liquor de cacau, o cacau em pó e/ou manteiga de cacau, e demais ingredientes como açúcar. O alto conteúdo de açúcar e gordura sempre foi um problema para seu consumo, mas é crescente o número de consumidores de chocolates com altas concentrações de cacau, mais ricos em compostos fenólicos, conhecidos por suas propriedades antioxidantes e consequentes benefícios à saúde.

Os compostos fenólicos são conhecidos por inibir a formação de radicais livres, o que lhe confere essa ação antioxidante. Os principais compostos fenólicos encontrados em cacau são: catequinas, epicatequinas e procianidinas; mais recentemente, o resveratrol. Além de antioxidante, o resveratrol é conhecido pela sua proteção cardiovascular, anticarcinogênica, antiinflamatória, estrogênica.


Por isso, o consumo de chocolate amargo, com concentrações acima de 70%, é indicado. 

Desde que sem exageros, é claro!  

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas

Creme de milho (sem leite)

"Carne" de jaca

Salada de Moyashi

Buscar por temas

Mostrar mais