quinta-feira, 8 de março de 2012

No Dia Internacional da Mulher: Chocolate




8 de março, Dia Internacional da Mulher! 
Mulheres, Parabéns! 




Quando pensamos em mulher e alimentação, logo vem em minha mente a procura por alimentos que previnem o envelhecimento. O envelhecimento é uma resposta ao Estresse oxidativo, com a formação de radicais livres.

Para retardar o envelhecimento, devemos consumir substâncias antioxidantes, como vitaminas, minerais e compostos fenólicos. Hoje, um exemplo de alimento é o Cacau. Sim! O cacau, ingrediente essencial na elaboração de chocolate, é uma fonte com grande capacidade antioxidante.


O chocolate é obtido a partir da mistura de liquor de cacau, o cacau em pó e/ou manteiga de cacau, e demais ingredientes como açúcar. O alto conteúdo de açúcar e gordura sempre foi um problema para seu consumo, mas é crescente o número de consumidores de chocolates com altas concentrações de cacau, mais ricos em compostos fenólicos, conhecidos por suas propriedades antioxidantes e consequentes benefícios à saúde.

Os compostos fenólicos são conhecidos por inibir a formação de radicais livres, o que lhe confere essa ação antioxidante. Os principais compostos fenólicos encontrados em cacau são: catequinas, epicatequinas e procianidinas; mais recentemente, o resveratrol. Além de antioxidante, o resveratrol é conhecido pela sua proteção cardiovascular, anticarcinogênica, antiinflamatória, estrogênica.


Por isso, o consumo de chocolate amargo, com concentrações acima de 70%, é indicado. 

Desde que sem exageros, é claro!  

1 comentários:

Este comentário foi removido por um administrador do blog.