Natalia Kodama

Nutricionista Funcional

Lanches

Opções de lanches para seu dia-a-dia.

Receitas

Receitas sem glúten, sem lactose

Antioxidantes na dieta

Previnem doenças, envelhecimento....

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Arroz integral com algas, na panela de pressão

Receita fácil e razoavelmente rápida, em se tratando de arroz integral, é ótima! É uma receita que minha tia ensinou a minha mãe já faz um tempo, mas nem lembrava dela, esses dias fizemos em casa e aproveitei para tirar umas fotinhas... 

Leiam as observações no final!!



Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz integral
2 e 1/2 xícara (chá) de água *
2/3 de xícara (chá) de algas (pode usar Hijiki ou Koubo picado)**
Sal a gosto

Modo de preparo: leve todos os ingredientes em uma panela de pressão, no fogo alto. A partir desse momento, conte 15 minutos (não precisa esperar chiar), depois desse tempo, abaixe o fogo e aguarde mais 15 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente, pronto!

*se preferir o arroz mais molhadinho e mole, adicione mais 1/2 xícara de água.
**para essa preparação, usei kombo, que é uma alga que compramos seca, para picar, deixei uns 5 minutos de molho em água e piquei com tesoura culinária, mas dá para picar com faca. Se preferir usar Hijiki, ele já é pequeno, não precisa picar ou deixar de molho. Encontrados em lojas de produtos japoneses (já mostrei ela em outras preparações, clique aqui). 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Batata-doce chips, no forno

Faço sempre em casa e é um sucesso. Fica crocante e não é frita!!! Essa é uma ótima opção para quem quer ser mais saudável, pois o teor de gordura fica bem reduzido e a batata-doce é rico em fibras, sendo de baixo índice glicêmico.
Chips de batata-doce feita no forno. 

Para essa receita, eu descasquei a batata, mas também já fiz com casca. Não tem medidas, faça a quantidade que quiser.

Corte a batata em fatias bem finas ou use um ralador. No meu caso, usei um ralador japonês.

Conforme fui ralando já ia caindo em uma vasilha com água gelada. Depois dei uma enxaguada nas batatas (para sair um pouco do amido) e sequei com um pano de prato bem limpo. 

Em uma assadeira, coloquei papel manteiga e pincelei um azeite por cima. Coloquei as fatias uma do lado das outras (como na foto) e reguei com um pouco de azeite e sal. 


Levei ao forno alto, não lembro quanto tempo, até que ficassem douradas (como na foto). Elas saem um pouco amolecidas, mas depois que esfriam ficam crocantes. 

Confesso que tentei com cenoura e beterraba, e não ficaram crocantes, não gostei, por isso que nem postei.

Se alguém tiver alguma dica de como deve-se fazer com esses vegetais, me conte para eu testar!!!

Acompanha bem pratos que requerem uma crocância. Eu já servi com o Peixe no Papilote. Mas também serve para lanches da manhã ou tarde. 

quinta-feira, 9 de abril de 2015

10 regras básicas para uma alimentação saudável

Vídeo rápido com um pouco mais de 4 min, mostrando 10 regras básicas para uma alimentação saudável, foi baseado no Guia Alimentar para a População Brasileira. Foi produzido para o Especial Cidadania do Jornal do Senado.

Vale a pena dar uma olhada:

fonte da imagen:Fechando Ziper
Dê preferencia a alimentos da época. (clique aqui para ver as safras)

"Pequenas Mudanças Fazem Toda a Diferença!" Comece aos poucos...

terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia Mundial da Saúde 2015

"Segurança Alimentar: Da fazenda para o prato -- faça alimentos seguros!" 

No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e o tema desse ano de 2015 é a Segurança dos alimentos. O dia concentra-se em demonstrar a importância da segurança alimentar ao longo de todo o comprimento da cadeia alimentar em um mundo globalizado, de produção e transporte, a preparação e consumo.

Alimentos não seguros podem conter bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias químicas, e podem causar mais de 200 doenças - que vão desde diarreia ao câncer. Esses alimentos podem ser de origem animal, frutas e vegetais contaminados com fezes, e marisco que contenham biotoxinas marinhas mal cozida.

O vídeo abaixo, "Cinco Chaves para uma Alimentação mais Segura", explica os princípios básicos que cada indivíduo deve saber para prevenir doenças transmitidas por alimentos.


1 - mantenha-se limpo, para prevenir contaminação.
2 - separar alimentos crus de alimentos cozidos, para prevenir contaminação cruzada.
3 - cozinhar por completo, os alimentos, para matar os microorganismos.
4 - mantenha os alimentos em temperaturas adequadas (<5ºC, alimentos resfriados; 60ºC, alimentos quentes), para prevenir crescimento bacteriano.
5 - use água potável e matéria-prima segura, para evitar contaminação.

Mais informações: http://who.int/campaigns/world-health-day/2015/en/http://www.paho.org/world-health-day/?lang=es