Natalia Kodama

Nutricionista Funcional

Lanches

Opções de lanches para seu dia-a-dia.

Receitas

Receitas sem glúten, sem lactose

Antioxidantes na dieta

Previnem doenças, envelhecimento....

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Dicas para facilitar a vida na cozinha

Depois de dar dicas de como descascar alimentos, achei um link com algumas dicas na cozinha para facilitar a vida....

Acho que esse a maioria sabe, como saber se o ovo está fresco, se boiar, está "velho".

Apesar de achar mais fácil separar a gema da clara do jeito tradicional, esse com a garrafa funciona.

As opções de congelamento em forminhas de gelo, são ótimas!! Abaixo tem dicas para congelar molho de tomate e ervas frescas, mas ainda é possível congelar polpa de frutas, cubos verdes, caldo de legumes ou carnes....


Essa do copo, não testei, mas parece ser bem útil, colocar um papel filme sobre o copo para não correr o risco do liquido cair.

Usar um fio para cortar alimentos, costumo usar essa técnica para cortar bolo.

(fonte: http://www.listotic.com/36-genius-kitchen-tips-and-tricks/)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Dicas de como descascar alimentos: PARTE 2 (frutas e oleaginosas)

Gente, continuando as dicas de como descascar alguns alimentos, na PARTE 1 coloquei alguns legumes, agora na PARTE 2, vou deixar algumas dicas de frutas e castanhas. Confesso que não testei a maioria (de legumes sim), quando eu testar e se não der certo, eu tiro daqui!

TANGERINA ou LARANJA

1467441_614989561922958_84756879_n

AMÊNDOAS (coloque água morna, espere um pouquinho e verá que a casca cai mais facilmente)

CASTANHA PORTUGUESA

Faça um X em cada castanha, leve ao forno pré-aquecido a 170º numa forma com papel alumínio (dobre nas pontinhas formando uma bolsa), coloque um pouquinho de água lá e deixe por 25 minutos. Após isso a pele de cima da castanha vai se soltar.






MANGA (use um copo para auxiliar)

Lá ainda tem dicas de como descascar banana (mas acho que isso não é dificuldade para as pessoas); kiwi, o link está aqui no final, quem tiver interesse para ver as outras dicas, é só acessar!
Espero ter ajudado alguém com alguma dessas dicas!

(Fonte: http://sossolteiros.bol.uol.com.br/23-alimentos-que-voce-descascou-errado-a-vida-inteira/)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Dicas de como descascar alimentos: PARTE 1 (legumes)

Vi no site SOS Solteiros essa publicação sobre dicas de como descascar alguns alimentos, achei bem legal, compartilhei na minha rede social, mas quis deixar registrado aqui no blog também...  Dividi o post em 2 partes: parte 1 - legumes; parte 2 -frutas e oleaginosas, pois achei que fosse ficar muito pesado. Amanhã, posto a segunda parte e coloco o post original, quem quiser ainda vai poder acessar outras dicas!!

Uso algumas dessas dicas no meu dia-a-dia!!

PIMENTÃO


TOMATE (semelhante ao pimentão):
sos-descascar-tomate

Lave o tomate em água fria, espete um garfo nele e então coloque sobre uma boca de fogão ligada em fogo médio. Gire por uns 15 segundos e então a casca começa a se partir. Não deixe passar de 30 segundos ou então ele cozinhará. Retire do fogo, espere esfriar e tire a casca.




GENGIBRE (descasque com uma colher)
sos-gengibre 

ALHO (Coloque a cabeça de alho entre dois recipientes de material resistente e chacoalhe bastante)
alho-como-descascar-800x283

BATATA (Cozinhe as batatas, em seguida mergulhe em água gelada, a pele se soltará mais facilmente)

Lá ainda tem técnicas de como descascar ovo, picar cebola, cortar alcachofra, entre outros, mas não achei tão práticos assim ou não se aplicam no meu dia-a-dia.
Mas vou deixar o link na PARTE 2, para que possam acessar as outras dicas.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Dia Mundial contra o Câncer, 4 de fevereiro: "Ao nosso alcance"

Como todo ano, eu abordo esse assunto que acho super importante e faz parte da minha rotina na Clínica Corp, contribuir para o bem estar do paciente em tratamento com câncer, como também prevenir tanto surgimento como o reaparecimento dessa doença. 

Mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com câncer. Cerca de 8 milhões morrem. No Brasil, o INCA estima em 580 mil casos novos da doença para 2015. Se medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas vivem nos países em desenvolvimento. 


Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer, e todo ano são lançadas campanhas para a conscientização da população [veja anos anteriores]

Esse ano de 2015 tem o título (traduzido): "AO NOSSO ALCANCE": pessoas, comunidades e governos precisam se mobilizar em torno de soluções para a questão.


Escolhas saudáveis: fazer escolhas saudáveis são componentes essenciais para reduzir as mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis. Um terço dos cânceres mais comuns podem ser evitados por meio de comportamentos saudáveis, como não fumar, reduzir o consumo de álcool, adotar alimentação rica em frutas, legumes, verduras e grãos e praticar atividades físicas regularmente. 



Detecção precoce: nem todos os tipos de câncer apresentam sinais e sintomas no início, dificultando a detecção precoce. Mas, para muitos, incluindo os de mama, do colo do útero, colorretal, da pele, oral, e alguns tipos de câncer na infância, os benefícios de abordagens sistemáticas para a detecção precoces são conclusivos, reduzindo significativamente a mortalidade e as possíveis sequelas da doença.



Tratamento para todos: é direito de todos terem acesso a tratamento de câncer eficaz e de qualidade, com serviços em condições de igualdade, independentemente do local de moradia e dificuldades econômicas.



Aumentar a qualidade de vida: Em muitas sociedades, o câncer continua sendo um assunto tabu, e pessoas vivendo com a doença estão sujeitas ao estigma e à discriminação que podem fazê-las deixar de buscar tratamento.Um dos compromissos é reduzir este estigma e dissipar mitos e preconceitos acerca da doença. Uma forte reação emocional é vivida pela maioria das pessoas no momento do diagnóstico, durante o tratamento, ao se readaptar à vida após o tratamento e na transição para os cuidados paliativos. Sobreviventes de câncer estão em risco de diminuição da qualidade de vida até vários anos após o diagnóstico, e muitas vezes têm necessidades não satisfeitas relacionadas a questões de imagem corporal, saúde sexual, função cognitiva e medo de recorrência.